topo 5

O Clube do Faraó, projeto inspirado em um concurso exibido no filme Clube do Imperador (EUA, Michael Hoffman, 2002), foi criado no Colégio Catarinense em 2013, durante os encontros pedagógicos da área de História. A estratégia didática envolve os estudantes dos sextos anos no mundo mágico da História Antiga, por meio do livro paradidático Como seria sua vida no Antigo Egito, que transporta o imaginário de alunos e alunas ao pretérito tempo de faraós e pirâmides. Ao longo de um mês, eles seguem um cronograma dinâmico de leituras, produções artísticas, pesquisas e exercícios, para disputar a vaga de representante de turma na grande final, realizada no teatro do Colégio, momento que congrega todos os sextos anos em um objetivo comum: compartilhar conhecimento de forma lúdica e com direito a muita torcida e emoção.

“É gratificante ver os alunos empolgados com o conhecimento”, diz a professora Ana Carolina Krieger, coordenadora do projeto. De acordo com a professora, apesar de, na final, subir ao palco apenas um representante de cada turma, o evento conta com a participação de cada um dos alunos, que, além de terem o desafio de estudar com seus finalistas, revisando todo o conteúdo, ainda realizam pesquisas para a elaboração das questões que irão ao telão, fazendo com que se sintam partícipes de todo o projeto, inclusive dessa etapa. Após a final, as questões respondidas pelos finalistas transformam-se em jogo na sala de aula, através do aplicativo Kahoot, fazendo com que cada aluno reviva as emoções e o conteúdo estudado.

topo 2

O projeto tem como objetivo, para além de uma aprendizagem lúdica através da estratégia da gamificação e da sala de aula invertida, proporcionar o desenvolvimento de aspectos da inteligência emocional, fazendo com que os alunos tenham que lidar com emoções de naturezas diversas, como frustrações, pressões, expectativas, espírito de equipe, comprometimento e resiliência. As atividades desenvolvidas visam a estimular o hábito da leitura e a autonomia nos estudos. Como consequência, todos os alunos saem vitoriosos, quer seja em conhecimento, amadurecimento emocional ou vivências.

topo 1