Para a professora Ivelã Pereira, o dia 15 de outubro de 2013 é muito especial. É a primeira vez que vivencia o Dia dos Professores oficialmente. Segundo ela, o sonho de se tornar professora começou quando pequena. Já a professora Danieli Galvani, comemora o 2º aniversário como professora. “Meu primeiro dia de aula foi muito tranquilo, pois a sensação era de que estava em casa. Sou professora por opção e com convicção. A melhor parte de ser professora é o retorno dos alunos, o carinho que eles nos dão”.

Esse laço que se cria a partir da sala de aula foi instantâneo para a coordenadora da Unidade de Ensino II. É o 25º ano que ela comemora o Dia dos Professores. A inspiração para tornar-se educadora veio no Terceirão, assistindo a aula de sua professora de História. Para Jane Lúcia Pedro, ser professora é uma profissão desafiadora. “É preciso amar o que faz, com muito comprometimento e despojamento. Sempre gostei de dar aula e tinha um bom relacionamento com os alunos. Há pouco tempo, mexendo nos meus documentos, encontrei uma carta de uma aluna pelo dia dos professores de 1987. Cheguei a me emocionar. O retorno dos alunos nos motiva a continuar nossa caminhada”.

Berenice Fagundes Maciel conhece as salas de aula há mais tempo. São 37 anos de amor pela profissão. Ela também se emociona quando lembra a época em que alfabetizava crianças. “Ver uma criança começar a escrever é uma experiência incrível. O professor precisa ter equilíbrio entre a disciplina e o amor pelos alunos. Ao mesmo tempo em que cobro deles, aposto na criatividade, nos sonhos e no aprendizado. O amor é exigente e se você diz que ama alguém, tem que ser exigente com isso. Essa regra sempre valeu para meus alunos e meus filhos”.

Jeanice Schmidt Bulik diz que uma das características da docência que a encanta é a convivência. “Eu renovo as energias com eles todos os dias. São as crianças que nos motivam a passar os dias. A energia do professor vem das crianças. Os professores têm que saber ouvir as suas opiniões, escolhas e histórias. Só assim conseguimos cativá-los”.

Apesar de não um docente, Tafarel, como é chamado por todos há 14 anos, foi reconhecido pelos professores do CC como um grande educador. “Adoro trabalhar com os alunos, mesmo tendo que pegar no pé deles quando estão fora da sala de aula, não usam o uniforme ou quando se passam nas brincadeiras ou barulho. É muito bacana quando, depois de formados, eles voltam para visitar e ficam emocionados de reencontrar os profissionais que passaram pela vida deles”.

Quem também trabalha nos bastidores, dando suporte para a relação professor-aluno, é a secretária da Direção,  Maria Valmira Dutra Mendonça. “O aluno é a coisa mais importante, assim como os professores. É como na frase: “o melhor conteúdo para o seu aluno é o professor”.

Há 10 anos nas salas de aula, o professor de Química, Robinho, diz que virou professor por acaso, mas foi desde a 1ª aula que descobriu porque estava ali. “É muito bom poder inspirar os alunos em busca do conhecimento, principalmente quando o desafio é maior, no caso: Química (risos). O professor Alexandre, de Física, fez coro afirmando: “A melhor parte de ser professor é estar no meio dos alunos”.

O Colégio Catarinense saúda a todos os professores pelo seu dia e deseja que continuem firmes na caminhada por uma educação que forme homens e mulheres para os demais.

Os professores, segundo Cora Coralina, Jean Piaget, Albert Einstein e D. Pedro II.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Cora Coralina

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir”. Jean Piaget

“A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer”. Albert Einstein

“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”. D. Pedro II