No último sábado, 10 de dezembro, colaboradores do Colégio Catarinense participaram do 1º encontro “Peregrinos com Santo Inácio”. A iniciativa foi do grupo que participou do 1º tempo do encontro “Pegadas Inacianas” e contou com a participação de outros professores e funcionários, além do Diretor Geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann,SJ.
O trajeto escolhido foi a estrada que liga as cidades de Rancho Queimado e Angelina, conhecido como o “Vale das Graças”, por abrigar o Santuário Nossa Senhora de Angelina e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Durante as quatro horas de peregrinação, completando quase 15 km, os peregrinos foram motivados a refletir sobre a vida de Santo Inácio de Loyola, participando dos momentos litúrgicos em algumas paradas: reflexão inicial – “a graça do amanhecer”, exame de consciência, liturgia da palavra e entrega a Nossa Senhora. A liturgia eucarística foi celebrada na capela da sede das Irmãs Franciscanas de São José, ponto de chegada da peregrinação.
Durante a celebração, Padre Mário comparou o dia fraterno como o sal que é acrescentado à massa para temperar. “Momentos como este dão ânimo à nossa caminhada, são o toque de um sabor especial. Unimos espiritualidade, com descanso, afeto e amizade. Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus, diria São Paulo”, destacou o Diretor Geral.
Após o almoço na casa das Irmãs Franciscanas, o grupo retornou ao Colégio Catarinense e já planeja outras peregrinações para o ano de 2012.
“Foi muito boa a nossa caminhada. Um momento de fé, partilha de vida e encontro com Deus. Um grande abraço a todos que experienciaram comigo este momento”, partilhou o professor Delamare de Oliveira Filho.
“São estes momentos, estas vivências que ficam ‘pra toda vida’. Foi um momento de graça, de sentir a presença de Deus na criação, nas plantas, no canto dos pássaros, no amanhecer, que sempre traz esperança, no companheiro que caminha ao nosso lado. Foi gratificante perceber, no olhar, nas partilhas de cada um, a alegria de caminhar com o coração agradecido a Deus por tantos benefícios recebidos. “Tomai, Senhor, e recebei toda nossa vida”, enfatizou o coordenador do Projeto ’”Nas Pegadas de Santo Inácio”, Valmir Luiz Delfes.