Na manhã desta quarta-feira (09), aconteceu a cerimônia de entrega do protótipo do carro fotovoltaico ao CC pela empresa Araxá. Estiveram presentes o diretor-geral, a diretora acadêmica, o diretor administrativo, o responsável pelo patrimônio e a equipe do projeto Lixo Zero. “O projeto do uso de energia fotovoltaica já vem do ano passado, e o CC trouxe essa tecnologia para que, além de economia, a ideia traga, aos alunos do CC, o conhecimento sobre o que é ser sustentável, buscando despertar a consciência ecológica e do consumo sustentável nos alunos”, explica Fábio Luiz Marian Pedro, diretor administrativo.

A energia fotovoltaica, como o próprio nome diz, é uma energia proveniente da iluminação solar e, diferente do que se pensa, não há a necessidade de calor solar para gerar energia – é a iluminação que faz o processo da geração de energia. Ambientalmente falando, a energia solar não produz a emissão de gás carbônico e nenhum tipo de poluente; trata-se, portanto, de uma tecnologia limpa, que reduz expressivamente o impacto ao meio.

Há aproximadamente um ano, o CC apostou na energia solar. Hoje, a energia solar é uma realidade. Essa ação solidifica o projeto do CC e a preocupação com o selo sustentabilidade, assim como as atividades a serem realizadas com os alunos em sala ou no laboratório de Física. “Com a chegada desse protótipo ao CC, os alunos poderão visualizar na concretude conceitos que antigamente eram muito abstratos. Os alunos da escola aprendem sobre fontes alternativas de energia de uma forma mais conceitual, e a ideia é concretizar esse conhecimento de uma forma prática, a fim de possibilitar a compreensão sobre como acontece esse processo. Um segundo objetivo seria qualificar o projeto Lixo Zero, que não se restringe apenas à realização da triagem de resíduos, mas também busca fomentar a consciência sobre novas fontes de energia. Há, também, uma proposta em andamento a respeito de uma galeria de arte, com materiais produzidos nas aulas de arte a partir de resíduos, fazendo com que essa ideia de sustentabilidade avance para a vida dos alunos e colaboradores.”, explica Louisa Carla Farina Schröter, assessora acadêmica e coordenadora do projeto.

Esses projetos fazem parte de uma proposta maior da Companhia de Jesus, que se preocupa em atingir não somente os alunos do Colégio, mas toda a comunidade que circula no CC: aproximadamente cinco mil pessoas por dia. A ideia é fazer com que o Colégio Catarinense seja ainda mais bem estruturado, dando condições para que as pessoas se sintam seguras em participar desses projetos.