Nos dias 20 e 27 de junho, representantes de serviços de orientação, setores administrativos e gestores do Colégio Catarinense participam da oficina de gerenciamento de projetos, ministrada por Antonio Joaquim da Silva, consultor da Euax, empresa especializada na área. O curso, dividido em dois dias, trabalhou com conceitos de planejamento, exercícios práticos do processo de gestão de projetos e aplicação prática no cotidiano escolar. A dinâmica adotada desafiou os participantes a visualizarem o processo, suas demandas, necessidades e custos, que visam à eficácia e à obtenção de resultados esperados.

Após o momento de dinâmica, quando os participantes colocaram em prática os conceitos aprendidos para a construção de uma guarita de segurança, houve a partilha de percepções. “Precisamos aprender a analisar projetos e demandas e perceber a capacidade técnica e o tempo viável para executar as tarefas necessárias”, partilhou Sílvio Bleyer, Supervisor de Atividades Complementares.

“Quando pensamos o projeto e o colocamos no papel, ele parece viável, mas muitas vezes nos falta analisar habilidades e técnicas necessárias para colocá-lo em prática. No exercício, foi assim, na hora da prática é que percebemos a falta de habilidade nos membros do grupo. No cotidiano, precisamos cuidar para que seja feita toda análise necessária para alcançar a meta estabelecida no projeto proposto”, destaca André Perini, responsável pelo Serviço de Orientação Pedagógica.

O desafio do curso foi transpor os conceitos da gestão de projetos com tom empresarial para o mundo escolar. Esse processo irá aprimorar a prática de atividades no Colégio. “No mundo pedagógico, muitas vezes ficamos olhando para fora e deixamos passar projetos focados, com bom planejamento, sendo o diferencial do nosso projeto pedagógico. Projetos bem organizados levam mais tempo, mas, quando maturados, eles nos possibilitarão saborear e alcançar melhores resultados.”, analisou Pedro Baesso, Orientador Pedagógico do Ensino Fundamental II.

A Assessoria Acadêmica que acompanha e mapeia os projetos desenvolvidos nas diferentes Unidades e Setores do Colégio Catarinense, foi responsável pela articulação da oficina. “Somos tarefeiros. Se planejarmos nossas ações e atividades, o resultado será sempre melhor. Além disso, precisamos visualizar o que cada setor e Unidade estão realizando, trocando experiências e talentos.”, explicou Louisa Carla Farina Schröter, Assessora Acadêmica. Para ela, o objetivo maior do encontro é possibilitar a vivência do ciclo de vida de um projeto.

“A qualidade de um projeto pede sempre a melhoria contínua, e o Colégio Catarinense tem um potencial para bons projetos, com gestão e planejamento. O patrimônio principal é a multiplicidade de talentos e experiências, sejam elas positivas ou negativas. O processo de planejamento de projetos deve valorizar essa vivência”, aconselhou Antônio Silva, consultor da oficina.