Na noite dessa segunda-feira (19), o Conselho Estadual de Educação, que comemora 50 anos de serviços prestados, homenageou as escolas centenárias de Santa Catarina, em reconhecimento aos relevantes serviços educacionais prestados ao longo de um século à sociedade catarinense. Foram 30 escolas homenageadas, das redes pública e privada, entre elas o Colégio Catarinense, com 107 anos de história. A solenidade aconteceu no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
“Não é a todo momento que comemoramos 100 anos de história. Muitos aqui presentes estudaram nessas escolas. Sinto-me muito alegre em ver que cada escola contribuiu com o desenvolvimento das cidades em que estão instaladas, com nosso estado e com o país. Estamos diante de muitos professores que, ao longo da sua vida, dedicaram seu conhecimento e força nas escolas em que lecionaram.”, destacou Maurício Fernandes Pereira, presidente do Conselho Estadual de Educação, na abertura da solenidade.
Entre as escolas presentes, destaque para a mais antiga de Santa Catarina, o Colégio Cônsul Carlos Renaux, fundado em 1872 na cidade de Brusque, e para a Escola Básica Jerônimo Coelho, que completa, em 2012, 100 anos de atividades em Laguna.
Orlando Borchardt, diretor do Colégio Cônsul Carlos Renaux, falou em nome das escolas homenageadas: “As instituições homenageadas nessa noite já pautavam que a educação era direito de todos e caminho para a cidadania muito antes de 1988. Nossas histórias têm muitos pontos em comum e apontam para a necessidade de continuarmos lutando pela educação. E continuamos firmes, com o pensamento vanguardista e inovador a nos impulsionar no trabalho pautado na educação de qualidade.”
Padre Mário Sündermann, SJ, diretor-geral do Colégio Catarinense, recebeu a condecoração de homenagem das mãos da jornalista e ex-aluna, Laine Valgas, apresentadora do Jornal do Almoço, na emissora RBS. “O momento serve para condecorar a todos, jesuítas e leigos, que ao longo desses 107 anos construíram este vasto e robusto legado de conhecimento humano e acadêmico, dedicando marcas para toda vida em muitos dos seus alunos. Mas também, e de modo muito especial, partilho esta homenagem aos que atualmente se dedicam ao CC, mantendo a excelência educacional herdada e deixando fortalecida a identidade cristã na vida dos atuais alunos, contribuindo significativamente com a educação voltada para a cidadania do povo Florianopolitano.”, compartilha Padre Mário.