A educação da Companhia de Jesus inclui um programa bem desenvolvido de esportes e educação física. Além de fortalecer o corpo, os programas de esportes ajudam os jovens a administrarem tanto o sucesso quanto as contrariedades e frustrações.

Nesse sentido, os alunos do 6º ano, Isabela e Felício, declararam serem fãs dos Jogos Interséries. “Além dos jogos, divertimo-nos e confraternizamos. Mesmo na derrota, temos união e harmonia no grupo”, afirmaram.

O evento possibilita, além do desenvolvimento da maturidade emocional, a tomada de consciência dos alunos sobre a necessidade de cooperar com os demais, utilizando as melhores qualidades pessoais para contribuir para o maior bem de todo o grupo.

Guilherme e Beatriz, do 8º ano, afirmaram que os Jogos Interséries são um “esquenta” para as Olimpíadas, além de constituírem uma ótima oportunidade de integração entre as salas.

“O esporte é um eficiente instrumento de inclusão social e de formação da dignidade humana. A atividade física integra a saúde do indivíduo ao contexto social, ensinando-lhe noções de cidadania e de participação ativa no contexto social”, atestou Afonso Silva, Coordenador das Atividades Complementares do Colégio Catarinense e responsável pela organização e execução dos Jogos Interséries.

Para Bárbara e Eduardo, do 1º ano, “os Interséries” proporcionam uma excepcional interação entre as turmas, principalmente de períodos diferentes.

Desse modo, o processo pedagógico, educativo e formativo obtido através do esporte, além de ampliar as experiências socioeducativas, estimula a criatividade, o trabalho em equipe, a liderança, a responsabilidade e a disciplina, aspectos que fortalecem a personalidade cognitiva, física e a formação integral do aluno.

Hugo e Rafael, do 7º ano, afirmam que é legal competir com os amigos. Ambos são unânimes ao afirmarem que um dia só para “os Interséries” é pouco. O aluno João Felipe, da 2ª série, e a estudante Alice, da 3ª, revelaram que disputar os Jogos Interséries sempre é muito emocionante e que, este ano, com a proximidade das Olimpíadas, as turmas estão com mais garra para vencer.

A equipe de organizadores dos Jogos Interséries agradece a presença efetiva dos(as) alunos(as) e professores(as) na competição. “Com certeza, esse foi um momento de convivência, integração, formação e muita aprendizagem”, complementou o coordenador Afonso.