Letícia Schröter Brognoli faturou o Blickwechsel, concurso promovido pelo PASCH, Goethe – Institut na Alemanha em parceria com Youth for Understanding (YFU), que concede bolsas para alunos de escolas parceiras por todo o mundo.

Na manhã dessa quinta-feira (17/05), o Colégio Catarinense participou da entrega do prêmio BLICKWECHSEL, que proporciona através do Projeto PASCH no Brasil, uma bolsa de estudos integral durante um ano na Alemanha. Estiveram presentes, no evento, diretores, coordenadores, familiares, funcionários e alguns alunos do Colégio. A Aluna do CC que ganhou o prêmio, Letícia Schröter Brognoli, brincou dizendo que estava nervosa e ansiosa para chegar à Alemanha: “Tenho um pouco de receio em não falar a língua corretamente, mas espero adquirir maturidade e responsabilidade nessa experiência pessoal, além de me aprofundar na língua alemã. Ter o conhecimento de uma segunda língua pode trazer várias oportunidades”.

O Colégio Catarinense é conveniado ao Instituto Goethe e oferece o curso de alemão aos alunos. Por isso, o prêmio significa uma grande vitória tanto pessoal como profissional para a professora Lourdes Sufredini: “É muito gratificante saber que temos uma aluna tão eficiente e dedicada à língua alemã. Normalmente, os alunos que chegam querendo estudar a língua alemã acham a língua difícil, mas procuro passar-lhes que o alemão é uma língua diferente de fato, e toda língua que não é a nossa língua materna requer dedicação e estudo. E isso eles conseguem com o tempo, fazendo as atividades em sala e os deveres de casa”, explica a professora, que também destaca que o apoio e o incentivo dos pais é fundamental para que os estudantes tenham sucesso.

A premiação do segundo lugar também ficou para o CC, com o aluno João Antônio Schimidt, que teve direito a uma bolsa de cinquenta por cento, e também terá a oportunidade de ir à Alemanha estudar. “Para o Colégio Catarinense, é um orgulho ter esse resultado em uma premiação que teve vários candidatos, não só em nível de Brasil, mas internacionalmente também. É um orgulho conquistarmos, pela terceira vez, um lugar de destaque nessa seleção. Essa conquista vem ao encontro daquilo que o Colégio propõe: uma formação com excelência, com qualidade, e cada vez com o comprometimento e a inserção dos alunos e da família”, celebra o professor Afonso Luiz Silva, diretor-geral do Colégio Catarinense.

Para Claudia Martins, Diretora do Youth for Undertanding Brasil, é uma honra ter sempre um aluno do Colégio fazendo intercâmbio com o instituto. De oitenta concorrentes de dezesseis países diferentes, quatro dos finalistas foram brasileiros e, para nossa satisfação, três eram do CC.