O Colégio Catarinense inaugurou, no último dia 11 de setembro, o seu residuário central. Esse espaço faz parte das proposições do projeto Lixo Zero e tem por objetivo, além de realizar a triagem de resíduos provenientes da coleta na escola, promover atividades práticas de educação ambiental junto aos alunos e colaboradores.

Nesse sentido, o espaço foi projetado para atender às demandas específicas do descarte nas diversas áreas que compõem a estrutura física do Colégio, oferecendo segurança a quem lá trabalha e possibilidade de desenvolvimento de projetos de cunho pedagógico, o que contribuirá para a ampliação da consciência ambiental dos integrantes da Comunidade Educativa do CC.

A área ocupa, aproximadamente, 50 metros quadrados e está equipada com residuários construídos especialmente para atender às necessidades do manejo de resíduos. Dessa forma, a maneira como o residuário central foi projetado proporciona facilidades nos processos de triagem e encaminhamentos de resíduos à COMCAP.

Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes os integrantes da Direção-geral da escola, autoridades religiosas, convidados da Comunidade Educativa e membros da comunidade. Na abertura, a coordenadora do Projeto Lixo Zero, professora Louisa Schröter, elogiou a Direção-geral pelo apoio incondicional ao projeto. Aos integrantes do Comitê/Comissão do projeto Lixo Zero, a professora Louisa parabenizou pelo trabalho incessante. Finalmente, os servidores da equipe de limpeza foram saudados pela parceria.

Nesse dia, os Líderes de Setores (colaboradores e parceiros terceirizados) e Líderes Lixo Zero de sala participaram de oficinas e vivências de triagem de resíduos no espaço do residuário central. Segundo a professora Selenita Neis Rabello, coordenadora do Comitê Lixo Zero e defensora da ideia desde o início, práticas como essa fazem com que o Colégio Catarinense se distinga entre as demais escolas.

Através de oportunidades como essa, colaboradores e jesuítas, integrantes de uma mesma Comunidade Educativa, aprofundam o tema da sustentabilidade e pensam em novas práticas de gestão imbuídas de motivações espirituais e de preocupação ambiental. Com isso, promovem-se a informação e a responsabilidade, conjugando a crise ecológica e a justiça, de modo a considerar as problemáticas ambientais e a promoção da ética ambiental, o que reflete a responsabilidade sobre a plenitude da vida.

Por fim, vale lembrar que o Colégio Catarinense, através do projeto Lixo Zero, objetiva mostrar, à Comunidade Educativa, que uma relação de equilíbrio com o meio ambiente começa pelo respeito aos seus processos e pela consciência de que todos constituem parte integrante de uma realidade maior. Assim, a preocupação com a sustentabilidade constitui-se como a tônica central de todas as suas proposições, e o projeto Lixo Zero dialoga com esse contexto, pois estimula a redução significativa da quantidade de dejetos conduzidos a aterros sanitários e prioriza os processos de reciclagem, reaproveitamento e reutilização de resíduos, o que evita o uso indiscriminado dos recursos naturais e a degradação ambiental.