O dia 05 de junho foi instituído pela ONU como o “Dia do Meio Ambiente” no ano de 1972, em decorrência do encontro das Nações Unidas, ocorrido em Estocolmo (Suécia), mas o Colégio Catarinense possui ações e projetos que vão além desse dia. Um dos exemplos é o projeto “Lixo Zero” que envolve toda a Comunidade Educativa e vem trazendo bons resultados há mais de um ano, reduzindo a quantidade de lixo enviado para os lixões e promovendo a melhoria da qualidade ambiental da região.

Para marcar a semana, os alunos acompanharam uma breve retrospectiva das Conferências Internacionais sobre o Meio Ambiente, entre elas as preparações para o evento “Rio+20”. O professor de Geografia Delamare de Oliveira Filho organizou a confecção de charges com os alunos dos 2os Anos do Ensino Médio Diurno. “A atividade tinha como tema: A Era da Informação e as Questões Ambientais, cujo objetivo era o de refletir sobre as implicações da era da informação em nosso cotidiano e sobre até que ponto essas implicações afetavam diretamente o meio ambiente. Tudo isto em preparação o acompanhamento da “Rio+20” nas próximas semanas”, destacou Prof. Delamare.

A Unidade da Educação Infantil e Fundamental I também lembrou a data. Os alunos plantaram diversas sementes para cultivar as plantas ao longo do ano. Com esse trabalho, os alunos são incentivados a desenvolver hábitos de cuidado e preservação do meio ambiente, que já fazem parte da nossa rotina.

As turmas do 2º ano estão organizando uma amostra cultural intitulada “Os rabiscos da história”, na qual cada turma apresentará descobertas e acontecimentos da Pré-história. Uma das etapas do evento é registrar e apresentar o modo de vida dos sedentários, que descobriram a criação de animais e a plantação. Para representar a plantação dos sedentários, a turma do 2º ano C plantou algumas sementes que representam a plantação daquela época.

O Colégio Catarinense trabalha pela consciência ambiental, e o dia 05 de junho marca a celebração de toda a Comunidade Educativa engajada pelo relacionamento saudável com o planeta.