O ano de 2013 foi fértil em participação de alunos nas mais diversas Olimpíadas Científicas. As olimpíadas são competições para estudantes do Ensino Fundamental ou Médio e têm por objetivo incentivar e encontrar talentos nas várias áreas do conhecimento.

Esses eventos têm estimulado muitos jovens a descobrirem mais sobre ciências e tecnologias e a se tornarem futuros grandes pesquisadores. Os desafios propostos pelas competições motivam alunos, professores e escolas, sem contar a participação das famílias.

As olimpíadas, para a maioria dos alunos, são desafiadoras e representam a oportunidade de aprofundamento nas matérias de interesse. Elas também complementam a ação da escola, potencializando o que é aprendido e permitindo maior nível de aprofundamento e complexidade.

Os professores também fazem parte do jogo, pois são eles os responsáveis por coordenar as equipes e, consequentemente, por preparar os alunos para a rotina de estudos. Por isso, também se sentem desafiados durante a fase de preparação para essas olimpíadas, porque os jogos exigem a elaboração de cursos e materiais específicos.

A professora Jaqueline Ribeiro, de Química, lembra que as olimpíadas são excelentes formas de desenvolver a capacidade dos seus alunos, uma vez que, além de impulso no rendimento, funcionam como incentivo e motivação.

Além dela, os demais professores responsáveis pela preparação de quase duas centenas de alunos – João José (Astronomia e Foguetes), Michael (Física), Alexsandro (Matemática) e Patrícia (Química) – são unânimes em elencar os ganhos conceituais e na autoestima que os alunos obtêm a partir da participação.

O evento realizado no dia 18 de novembro, no Auditório João Paulo II, contou, também, com a participação das famílias e dos professores. Nessa ocasião, os alunos receberam troféus, medalhas, prêmios e menções honrosas, conferidas pelo comitê organizador das olimpíadas em nível nacional.

Foram destaques, nessa noite, o aluno Eduardo Kopik, do 9º ano A, pela obtenção de aprovação para o nível III da Olimpíada Nacional de Matemática, e o aluno Guilherme Maziero Volpato, pela medalha de ouro na etapa estadual da Olimpíada Catarinense de Química.

O Diretor-geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann, SJ, elogiou a participação dos alunos nos diversos certames, agradeceu a parceria das famílias, o esforço dos professores e reiterou a certeza de que a educação jesuíta se fortalece com eventos como esse. Segundo ele, o Colégio Catarinense, animado por sua centenária história de educação e pela proposta educativa da Companhia de Jesus, não mede esforços para corresponder ao ideal inaciano de educação, renovando a convicção de poder continuar educando para um novo tempo e para uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

O evento foi encerrado com um coquetel, oferecido pela Direção do Colégio aos presentes na área da cantina.