A partir de 2012, o Colégio Catarinense irá oferecer atividades educativas no contraturno escolar para alunos do Ensino Infantil, 1ª e 2ª ano do Fundamental I e 6º ano do Fundamental II. A decisão é fruto de pesquisas pedagógicas realizadas pela equipe escolar. Nas duas últimas semanas, os pais de alunos destas unidades de ensino participaram de reuniões, tiraram dúvidas e propuseram sugestões para o funcionamento do turno integral.

“O projeto oferecido pelo Colégio Catarinense está baseado no Plano Nacional de Educação (PNE), documento em análise no Congresso Nacional e que estabelece a política nacional para o decênio 2011 – 2020, que prevê que 50% das escolas de educação Básica desenvolvam suas atividades em jornada ampliada até 2020”, explica Louisa Carla Farina Schröter, Orientadora Pedagógica.

Seguindo as orientações do Ministério da Educação, o projeto do Colégio Catarinense promoverá a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, bem como o compartilhamento da tarefa de educar e cuidar entre os profissionais da escola e as famílias, visando a alcançar a melhoria da qualidade da aprendizagem e da convivência social.

Tendo como inspiração a Pedagogia Inaciana, o Colégio irá desenvolver nos alunos capacidades relativas à consolidação dos hábitos de estudos, cuidado e educação, aprendizagens da vida cotidiana e social.

Contaremos com:

• Atividades de Estudo Orientado – consolidação da aprendizagem (reforço, tarefas, aprofundamento conceitual);

• Atividades Lúdicas – desenvolvidas através de oficinas diversas (artes, culinária, desenho, canto, recreação, histórias);

• Atividades Esportivas desenvolvidas em projetos – (capoeira, judô, atletismo, entre outras); • Língua Estrangeira;

• Jogos Pedagógicos (Mind Lab);

• Astronomia e Robótica para alunos do Fundamental II;

• Almoço Supervisionado para crianças do Ensino Infantil e Fundamental I – com projeto de saúde alimentar, incluindo higiene e orientação nutricional;

• Lanche para os alunos do Fundamental II.

O espaço para estas atividades será diferenciado e específico, montado especialmente para esta finalidade, com o intuito de propiciar outra atmosfera para o integral. Os alunos interessados frequentarão as 5 aulas diárias da grade curricular no período matutino e permanecerão no colégio para 5 outros períodos de atividades:

Infantil: Contraturno: 7h30min – 13h30min Curricular – vespertino;

Fundamental I: Curricular – matutino Contraturno – 12h-18h;

Fundamental II: Curricular – matutino Contraturno: 12h30min – 18h.

“Pretendemos contribuir para que os alunos alcancem o nível avançado com mais horas de estudo. Serão atividades complementares, que irão marcar ainda mais a formação integral de nosso alunos”, explica Humberto Luiz Sobierajski, coordenador do Ensino Fundamental II.

Faça parte deste projeto. As matrículas para o contraturno serão oferecidas a partir do dia 1º de dezembro.

Alunos Novos: 1º a 12 de dezembro;
Alunos do Colégio: 13 a 27 de dezembro, após ter sido efetivada a aceitação da proposta curricular no site do Colégio.

Matrículas e rematrículas serão feitas apenas na Central de Matrículas.

Informações: 3251-1529 – Protocolo