Com o objetivo de ajudar as comunidades educativas a refletir e entender o contexto atual a respeito da educação, a Comissão Internacional do Apostolado da Educação Jesuíta (ICAJE), da Companhia de Jesus, lançou, em novembro de 2019, o documento “Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI”. 

O documento, mais tarde transformado em livro, apresenta informações fundamentais e as características do paradigma pedagógico inaciano, as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, e detalha, de forma didática, os 10 indicadores globais dos colégios jesuítas. 

O documento reconhece os sinais dos tempos que influenciam e desafiam os contextos educativos específicos, principalmente no que tange à identidade inaciana e à contribuição educativa da Companhia no mundo atual, sem esquecer a fidelidade criativa dos fundadores. 

Os colégios jesuítas reconhecem a singularidade dos educandos e priorizam desenvolvimento físico, intelectual, espiritual e emocional de cada aluno. O ensino enfoca uma excelência tanto acadêmica quanto humana, aliando uma reflexão ética, em prol de formar líderes competentes e conscientes da necessidade de uma justiça social comprometida com os pobres e com o cuidado com toda a Criação, por ser obra do Criador e reflexo de sua natureza. 

A espiritualidade inaciana conduz a uma vivência da fé cristã por meio dos Exercícios Espirituais e do discernimento, inspirando a busca pelo Magis, em constante crescimento, não como competitividade, mas como empenho generoso e autoavaliação crítica. 

Outro importante diferencial dos colégios jesuítas está na formação para uma cidadania global,na qual os alunos são educados para atuar em um mundo intercultural, promovendo diálogo e paz, trabalhando em rede por meio da universalidade em vínculo com outras instituições jesuítas, partilhando recursos e missão. A participação ativa da comunidade educativa – alunos, famílias e educadores – é incentivada por um projeto educativo que reforça os valores comuns de fé. 

Conforme destaca o livro “Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI”, esses indicadores não são estáticos, mas expressam um  “processo dinâmico de renovação fiel à visão de Santo Inácio”. Documentos como o Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus (PEC) reforçam que a meta final é formar “homens e mulheres para os demais”, capazes de transformar a sociedade.  Afinal, mesmo após cinco séculos, a educação jesuíta mantém sua relevância ao unir tradição e adaptação criativa, e seus indicadores globais refletem não apenas um modelo pedagógico, mas um compromisso com a humanidade. 

Acesse o documento aqui e conheça melhor a proposta educativa dos colégios da Companhia de Jesus.