Cores, música, coreografias e a mensagem de que a fé, a alegria e a cooperação fazem do esporte um momento de formação e crescimento. Na manhã desse sábado, quarenta e seis turmas e quase dois mil alunos, do Fundamental II e do Ensino Médio, participaram da cerimônia de abertura da Olimpíada 2014. Educadores, jesuítas, ex-alunos e familiares prestigiaram os alunos que tinham, entre suas tarefas, apresentar seu desfile temático. O encontro aconteceu no campo que recebe há mais de 100 anos essa solenidade.

“A Olimpíada é uma atividade aguardada com grande expectativa pelos alunos e por toda a comunidade educativa. Ela é componente curricular, esportivo e cultural que valoriza a prática do esporte e da atividade física na formação integral do aluno. Mas, a olimpíada é, acima de tudo, uma oportunidade de praticar a convivência fraterna e o espírito de cooperação, acima da ideia competitiva dos jogos”, destacou o diretor-geral, Afonso Luiz Silva, na cerimônia de abertura.

Os alunos das terceiras séries conduziram as bandeiras Olímpica e a do Colégio Catarinense. Cássia Melo (3D) e Ricardo Clegari (3A) conduziram a tocha e acenderam a pira olímpica.  “A olimpíada do colégio é um momento onde todos nós podemos quebrar a rotina desgastante dos estudos, deixar as diferenças de lado para nos divertirmos e confraternizarmos de maneira moderada e consciente”, declara Ricardo.

O juramento dos atletas foi conduzido pelos alunos Camila Ferreira dos Santos (3C) e Israel Torres (3B). “São oito anos de CC, nesta jornada carreguei comigo grandes paixões: meu colégio, meus colegas e o esporte. A semana da olimpíada é aquela que engloba estas três coisas e definitivamente os melhores seis dias do ano. Vivenciar isso por sete anos é indescritível. Obrigada Colégio Catarinense”, partilha Camila.

Na tarde desse sábado, acontecem as provas de Atletismo e iniciam os jogos coletivos das turmas do Fundamental II. Amanhã, domingo, às 9h30min, acontecem as provas de ciclismo e corrida rústica na Avenida Beira-Mar Continental.