A semana foi festiva. Além da novena em honra ao fundador da Companhia de Jesus, a Comunidade Educativa comemorou a festa de Santo Inácio de Loyola na celebração eucarística e almoço de confraternização.

No dia 31 de julho, alunos e educadores foram presenteados com a medalhinha de Santo Inácio e sua oração. No sábado, a movimentação começou cedo, e a oração foi conduzida com música. O diretor-geral, que participava do encontro dos diretores de colégios jesuítas nos Estados Unidos, deixou sua mensagem em vídeo para os participantes. “Santo Inácio nos convida a aderir a um projeto de amor e comprometimento para transformar o mundo. Agradeço a todos pelo primeiro semestre de muito trabalho e convido para que estejam empenhados na caminhada de planejamento estratégico do CC. Cada um, doando um pouco de si aos projetos comuns do colégio, engrandecerá a missão dessa obra”, motivou Padre Mário Sündermann, SJ, diretor-geral.

No primeiro encontro da manhã, foram apresentados a logomarca oficial da Companhia de Jesus no Brasil e o portal na internet. “Depois de termos ouvido as solicitações das casas e obras apostólicas, nós, como Provinciais do Brasil, promulgamos a logomarca oficial da Companhia de Jesus no Brasil. A partir desta data, a Companhia de Jesus no Brasil poderá contar com uma logomarca unificada, de modo a visibilizar sua identidade jesuítica em âmbito nacional e expressar a unidade na missão apostólica”, explicou Pe. Carlos Palácio, SJ – provincial do Brasil, na carta de promulgação lida pelos padres Luiz Chang, SJ, e Clóvis Cavalheiro, SJ.

Encerramento do Projeto Sistêmico

O encontro marcou o encerramento do Projeto Sistêmico promovido desde 2004. O objetivo era promover a caminhada em unidade como obra apostólica da Companhia de Jesus. “Hoje, percebemos que ultrapassamos fronteiras, estamos conectados em rede com outros colégios e obras jesuítas. Encerramos esta etapa de Projeto Sistêmico para caminhar no planejamento estratégico que irá nos apontar as metas de futuro. Uniremos forças em projetos institucionais como o Lixo Zero. Celebramos, hoje, a certeza de que vivemos juntos momentos edificantes e gratificantes”, partilhou Cléia Bernardete Fritzke Abdalla, diretora acadêmica.

Após acompanhar a trajetória dos oito anos de Projeto Sistêmico, relembrando temas, atividades e imagens dos encontros, alguns educadores partilharam a experiência vivida. “Foi um tempo bonito que nos trouxe sonhos para um colégio em seu centenário. De lá, refletindo como corpo unido na pedagogia e espiritualidade inaciana, vimos que um colégio sem pessoas e sem relações humanas não existe”, destacou Sinésio Fernandes, membro da Pastoral e do Serviço de Orientação.

“O projeto nasceu para qualificar as relações de todos os que aqui trabalham. Vivificamos a identidade de nossas relações, resgatando histórias, encontrando amigos e compreendendo sua identidade no colégio”, ressaltou Louisa Carla Schröter, assessora acadêmica.

Confraternização celebrou Santo Inácio

Após o encontro, os educadores participaram da celebração eucarística na Igreja Santa Catarina de Alexandria. Padre Clóvis Cavalheiro, SJ, reitor da igreja e coordenador de pastoral, destacou a experiência dos exercícios espirituais como uma das entregas de Santo Inácio à Igreja. Alguns educadores partilharam suas experiências no projeto Pegadas Inacianas, que aproxima colaboradores da espiritualidade inaciana. Após a celebração, a confraternização aconteceu no pátio interno do Colégio Catarinense.