No último sábado, dia 10 de setembro de 2016, o Diretor-geral do Colégio Catarinense, Professor Afonso Luiz Silva, teve a grata satisfação de entregar ao corpo docente da instituição, durante a manhã de formação, a obra editada pela Rede Jesuíta de Educação, o Projeto Educativo Comum (PEC) da Companhia de Jesus no Brasil.

O Professor Afonso ressaltou que o PEC é um documento que caminha rumo à renovação e à mudança, fruto de uma construção coletiva entre todos os colégios Jesuítas do Brasil. É renovador e capaz de responder a vários desafios da atualidade, pois trabalha o processo interno da instituição dentro de três linhas significativas: administrativa, pastoral e educacional. Assim, poderemos reavaliar o processo em vários aspectos e enfrentar muitos desafios que se apresentam no contexto educacional.

O documento foi aprovado em 28 de março deste ano pelo Provincial, Padre João Renato Eidt , que reforçou que aprova o documento com alegria e esperança no futuro dos nossos Colégios.

O Pe. João Renato afirmou que o objetivo do documento é o de rever, reposicionar e revitalizar o trabalho apostólico da CJ na área da Educação Básica e, ao mesmo tempo, inspirar, orientar e direcionar os necessários ajustes e/ou qualificação do que já fazemos hoje.

O documento nasce da base da RJE, em que todos os Colégios, com seus colaboradores e professores, participaram efetivamente da sua construção, através de um questionário de hierarquização e prioridades disponibilizado na plataforma Moodle.

Cada professor recebeu um exemplar da obra, a fim de apropriar-se do conteúdo em questão e poder, com tranquilidade e no seu tempo, internalizar e se corresponsablizar por esse processo de transformação e renovação no CC.

Ao final da manhã de formação, todos saudaram o início de um novo tempo de vitória, pontuando a frase de impacto que está na capa da obra: “Trilhando juntos um caminho de renovação”.

Desejamos que todos se envolvam efetiva e afetivamente nesse processo, conhecendo as diretrizes e as orientações do documento, num desejo de pertença e renovação, a fim de que se possa concretizar o nosso maior sonho: fazer do nosso espaço escolar um espaço de aprendizagem.

Somos colaboradores e protagonistas desse processo. Por isso, devemos ter espírito de gratidão, oportunidade e ousadia.

 

Que o Bom Deus nos ilumine, inspire e nos dê muita força e coragem nesse momento de esperança e renovação do nosso fazer pedagógico.

Que assim seja!

Paz e Bem!