Em sintonia com os debates que ganham destaque nos noticiários do país sobre a realização da COP 30 no Brasil, os estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio do Colégio Catarinense protagonizaram, nesta sexta-feira, dia 27 de junho, uma simulação imersiva da conferência internacional sobre mudanças climáticas da ONU. Com o tema “Justiça climática: quem vai pagar a conta?”, a atividade colocou os jovens no papel de representantes diplomáticos de diversos países e organizações, discutindo propostas como a obrigatoriedade da participação dos países no fundo global para a proteção da Amazônia. A vivência proporcionou reflexões potentes sobre o papel do Brasil na agenda ambiental e sobre o futuro sustentável que queremos construir.

A iniciativa integrou alunos de todas as turmas da 1ª série e contou com o apoio de colegas da 2ª e 3ª série, que atuaram como delegados orientadores. Ao longo do turno matutino, os estudantes conduziram discursos, negociações e votações simuladas, experimentando na prática o funcionamento das dinâmicas multilaterais que marcam encontros como a COP.

Além de estimular a oratória, o pensamento crítico e o trabalho em equipe, a simulação promoveu reflexões profundas sobre temas como justiça ambiental, transição energética e os impactos das mudanças climáticas, especialmente em países em desenvolvimento. A atividade, planejada em três semanas, também serviu como incentivo acadêmico: os alunos que participaram e entregaram seus documentos de posição oficial (DPO) receberam bonificação em disciplinas como Geografia, História, Matemática, Física, Química e Português.