Dia de Integração e Ação Social2018-02-23T22:25:46+00:00

Dia de Integração e Ação Social

Promove a integração entre a comunidade educativa do Colégio Catarinense, através de atividades esportivas, culturais e sociais, enriquecendo o respeito, a amizade e, acima de tudo, a parceria entre escola e família, em pról de uma educação que promova a consciência crítica e cidadã  de nossos filhos/alunos.

Dia de Integração e Ação Social2018-02-23T22:33:39+00:00

O “Dia de Integração e Ação Social” é uma festa de confraternização caracterizada pelo testemunho de voluntariado, alegria e solidariedade. “É o momento de perceber que: fazer o bem nos faz bem” – afirmou Pe. Mário Sündermann, Diretor-geral do CC – “é um dia que mostra que é possível aproximar a excelência acadêmica do convívio humano, em que todos conciliam o desejo por um mundo mais justo e fraterno, respeitando aquilo que é de todos, é universal e público. Como educadores jesuítas, acreditamos ser um momento fundamental para proporcionarmos, a nossos alunos, um espaço de construção diferente, aquele em que se aprende a ser gente, ser cidadão, comprometer-se com quem menos tem.”

A preparação para o grande dia começou há alguns meses. A Equipe de Coordenação, representada pelos professores Jane, Marquinhos e Rodrigo, respaldados pelos serviços de apoio ao ensino e por todos os colaboradores da Unidade, dedicou-se a animar os alunos e a receber as doações – que foram muitas.

Para os alunos do Ensino Médio do Colégio Catarinense, ficou a responsabilidade dos ensaios, da escolha da música para a prova da quadrilha, coreografias e a arrecadação de roupas e alimentos. Segundo o Coordenador Adjunto da Unidade II do CC, Rodrigo Passos, todos comemoraram a conquista do objetivo principal do evento, que era integrar e fazer uma ação social. “Foram aproximadamente 12 toneladas de alimentos e 15 mil peças de roupa arrecadados, que beneficiarão inúmeras famílias. A novidade neste ano foi a participação do Ensino Médio Vespertino. “Essa participação foi um sucesso total, mostrando o quanto eles se empenharam para ajudar o próximo”, ressaltou o coordenador.

O professor de Inglês, Renato, voluntário na barraca das bebidas, explicou que esse é uma excelente oportunidade para todos se conhecerem melhor, além de os alunos aprenderem a se mobilizar por causas sociais.

Uma das atrações que chamou a atenção da maioria dos presentes foi o show das bandas. “Eu percebo que existe uma grande quantidade de pessoas com dons musicais no CC. Precisamos investir nesses talentos”, considerou o Diretor-geral do Colégio.

Marcelo Satiro, proprietário do Restaurante “Estrela do Oriente” e parceiro do há seis anos nos eventos do Colégio Catarinense, disse que esta é a 4ª vez que participa do evento. “A gente fica feliz em poder colaborar com o Colégio nas atividades. Gosto muito de todas as turmas, e, neste ano, todas estão de parabéns”.

Todas as atividades desenvolvidas no “Dia de Integração e Ação Social” potencializam cada um dos alunos, seja no esporte, dançando a quadrilha, fazendo um gesto solidário, ou mesmo organizando o evento. Trata-se de diferentes espaços para cada um de nós sermos em favor dos demais. E isso faz parte do jeito de educar inaciano. “É uma alegria muito grande, porque a gente vê a juventude se manifestando, confraternizando”, complementou a Diretora Acadêmica, professora Cléia Bernardete Fritzke Abdalla.

Fã assumida do “Dia de Integração e Ação Social”, Rita Koerich Nienkoetter, com mais de 25 anos no CC, manifestou-se: “Fiz parte de todas as integrações e acho esse um dia especial, tanto para nós, quanto para os alunos, pais e professores. Faço votos de que esse evento se repita por muitos anos mais”.

Houve jogos, dança de quadrilha e muitas guloseimas. A aluna do terceirão, Camila Rodrigues, revelou que foi difícil cantar a música “Velha Infância”, dos Tribalistas. “Na hora da música, eu chorei. Foi muito triste, mas, ao mesmo tempo, muito legal. Eu não queria sair do Colégio neste ano”.

Esse sentimento é comum para a maioria dos alunos que está cursando o último ano no CC. “Acreditamos que o aluno que passa pelo Colégio Catarinense, ou por outro colégio da Companhia de Jesus, não adquire apenas conhecimentos, mas, durante essa parte da sua vida, adquire também experiência e um modo de ler a realidade e a própria existência no mundo. O objetivo é preparar o aluno para, quando sair do Colégio, estar apto para criar relações sadias, viver a fraternidade, fazer o bem e ser solidário, inclusive com pessoas que têm costumes e línguas diferentes”, disse Pe. Mário.

O dia terminou com a divulgação da turma campeã, o 3ºB. A turma fez mais de 70 mil pontos em doações. Todas as arrecadações serão direcionadas a instituições sociais (algumas delas são espaços de trabalho voluntário prestado por alunos do Colégio Catarinense).

Ir ao Topo