Encerraram, no dia 29 de maio, as atividades da 2ª Semana da Justiça Socioambiental do Colégio Catarinense. A agenda contou com a palestra do professor de História, Vander Duarte, que fez um recorte histórico para os alunos das turmas A e B da 2ª série do Novo Ensino Médio (NEM) sobre as alterações climáticas enfrentadas pelo estado do Rio Grande do Sul.

Na sequência, o professor de Geografia, Maycon Maciel, trabalhou o tema “tragédias climáticas” com os alunos das turmas C, D e E, também da 2ª série do NEM, fazendo um contraponto com as conferências climáticas (COP) já realizadas, entre elas, a ECO-92, que aconteceu no Brasil. A COP é um evento anual no qual a Organização das Nações Unidas (ONU) traz discussões sobre as mudanças climáticas no mundo.

À noite, em um encontro com pais de alunos da catequese, que fizeram a primeira Eucaristia em abril e se preparam para a Mistagogia, educadores do Colégio promoveram uma reflexão à luz da Encíclica Lautado Si, divulgada pelo Papa Francisco em 2015, contendo um convite à Igreja e a todas as pessoas, para zelar pela nossa Casa Comum, unindo as aflições da Terra às dores de toda a humanidade e convocando uma ação na busca por mudanças para enfrentar a degradação ambiental e as mudanças climáticas.