
é participar e intervir
autonomamente na sociedade

Infantil


Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.



Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.
Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.

Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.

Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.

Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.


Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.

Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.

Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.

Em seus 114 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.

na Educação Infantil
O objetivo da Educação Infantil oferecida pelo Colégio Catarinense é permitir que as crianças ampliem e acessem novos conhecimentos sobre o mundo que as cerca e, ao mesmo tempo, desenvolvam integralmente suas potencialidades. A educação, em um colégio jesuíta, respeita as características essenciais da infância e busca desenvolver valores humanos e cristãos que acompanharão os alunos por toda a vida.



Na Educação Infantil, as aprendizagens se constroem por meio dos projetos de trabalho e pela resolução de situações-problema, o que favorece a articulação entre as diferentes áreas de conhecimento e a interação entre os pares. A elaboração coletiva e a aproximação do universo lúdico da criança são os maiores valores desse tipo de abordagem metodológica.
Nessa perspectiva interdisciplinar, oportuniza-se aos alunos um ambiente de imersão na língua inglesa por meio do Inglês Todo Dia, criando um ambiente escolar e uma proposta curricular estruturados para a inclusão da segunda língua. O foco é possibilitar a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimente, de modo que a apropriação do segundo idioma se dê de forma natural, ao longo do processo.


• Conhecimento do mundo natural e exploração do universo simbólico, das relações interpessoais e das brincadeiras.
• Desenvolvimento da oralidade e do grafismo.
• Construção da identidade pessoal e socioemocional.
• Participação em situações comunicativas.
• Desenvolvimento ético no que diz respeito aos valores.
• Participação em ações socioambientais.




Acolhida e Adaptação




Todas as estratégias utilizadas oportunizam a imersão no segundo idioma de forma lúdica, interativa e natural, possibilitando a proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. Além disso, o programa conta com a assessoria pedagógica e o material didático da International School, uma empresa que divulga o bilinguismo no Brasil e se compromete com a formação de cidadãos globais.






















dos pais/responsáveis
• Avaliação das aprendizagens realizada por meio de pareceres descritivos, com indicadores relacionados aos objetivos educacionais e às habilidades e competências adequadas à faixa etária.
• Ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), com postagens semanais, realizadas pelos professores, sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas turmas, além de sugestões que complementam o trabalho realizado no espaço escolar.
• Disponibilidade de horário semanal para atendimento individual com os professores que acompanham a criança.
• Reuniões trimestrais com pais/responsáveis e professores, com temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e ao desenvolvimento das crianças.



a serviço do educando




mais tempo para aprender,
mais experiências para viver.
No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Maker, frequentam atividades esportivas, desenvolvem projetos, organizam peças teatrais, envolvem-se com música, artes plásticas, oficinas de culinária e outras atividades lúdicas e de socialização. Também frequentam a Biblioteca e o espaço de Leitura, são orientados sobre o cuidado com o corpo (alimentação e higiene), dispõem de tempo para descanso após o almoço, cuidam da horta e frequentam espaços de convivência e atividades da vida prática.





- Certidão de nascimento do candidato
- Comprovante de residência
- Documento de identidade e CPF dos pais/responsáveis
- Carteira de vacinação (até 14 anos)
- Carteira de identidade do candidato (obrigatória a partir do Ensino Médio)
- Declaração da escola de origem do ano ou da série que está cursando ou cursou.
- No caso de acompanhamento especial, trazer laudo médico, conforme orientação da LDBN 9394/96.
