EDUCAÇÃO INFANTIL

Aprendizagem integral é participar e intervir autonomamente na sociedade

SOMOS INACIANOS

O Colégio Catarinense faz parte da Rede Jesuíta de Educação, que agrega 17 unidades educativas em todo o Brasil, atuando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, possui um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação.

Em seus mais de 100 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento integral de seus educandos, em vista do bem comum.

A tradição dos jesuítas na educação se fundamenta no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se criativamente no âmbito educacional, atendendo às novas demandas do novo contexto.

NOSSO OBJETIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

No Colégio Catarinense, o foco de todo o trabalho desenvolvido é o discente, sujeito das aprendizagens propostas, mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso à apropriação e reelaboração do conhecimento.

O objetivo da Educação Infantil oferecida pelo Colégio Catarinense é permitir que as crianças ampliem a socialização e acessem novos conhecimentos sobre o mundo que as cerca e, ao mesmo tempo, desenvolvam integralmente suas potencialidades. A educação, em um colégio jesuíta, respeita as características essenciais da infância e busca desenvolver valores humanos e cristãos que acompanharão os alunos por toda a vida.

PRÁTICA PEDAGÓGICA

O trabalho do Colégio Catarinense está fundamentado nos princípios do aprender a aprender e no pensar criticamente, com o desenvolvimento gradativo das capacidades de descobrir, vivenciar, investigar, pesquisar e avaliar, para que o educando possa, a partir disso, intervir na realidade presente e participar da construção da sociedade atual e futura.

Na Educação Infantil, as aprendizagens se constroem por meio dos projetos de trabalho e pela resolução de situações-problema, o que favorece a articulação entre as diferentes áreas de conhecimento e a interação entre os pares. A elaboração coletiva e a aproximação do universo lúdico da criança são os maiores valores desse tipo de abordagem metodológica.

Nessa perspectiva interdisciplinar, oportuniza-se aos alunos um ambiente de imersão na língua inglesa por meio do Inglês Todo Dia, criando um ambiente escolar e uma proposta curricular estruturados para a inclusão da segunda língua. O foco é possibilitar a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimente, de modo que a apropriação do segundo idioma se dê de forma natural, ao longo do processo.

NOSSAS PRIORIDADES

  • Adaptação ao espaço escolar e organização de rotinas que assegurem pleno desenvolvimento das capacidades infantis.

  • Conhecimento do mundo natural e exploração do universo simbólico, das relações interpessoais e das brincadeiras.

  • Desenvolvimento da oralidade e do grafismo.

  • Construção da identidade pessoal e socioemocional.

  • Participação em situações comunicativas.

  • Desenvolvimento ético no que diz respeito aos valores.

  • Participação em ações socioambientais.

NOSSOS DIFERENCIAIS: ACOLHIDA E ADAPTAÇÃO

No início do ano, as crianças participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre educando e educadores, assim como o reconhecimento dos espaços físicos do Colégio.

INGLÊS TODO DIA

As aulas do Inglês Todo Dia ocorrem diariamente, com uma proposta metodológica própria para a Educação Infantil por meio de estratégias diversificadas, como músicas, jogos, teatro e histórias, que auxiliam na compreensão e fixação dos conceitos trabalhados, além dos aspectos relacionados à rotina da sala de aula. Os alunos se apropriam de novos conhecimentos, por meio da contação de histórias, brincadeiras e atividades significativas.

Todas as estratégias utilizadas oportunizam a imersão no segundo idioma de forma lúdica, interativa e natural, possibilitando a proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. Além disso, o programa conta com a assessoria pedagógica da U-Education, ligada à Universidade Jesuíta UNISINOS, que divulga o bilinguismo no Brasil e se compromete com a formação de cidadãos globais.

FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ

Na escola, a criança multiplica seu repertório cultural e social. Nesse sentido, a formação humana e cristã oportuniza aos alunos a construção de valores sólidos, associados ao convívio social, à partilha, à espiritualidade e ao respeito aos demais e à natureza.

ATIVIDADES CULTURAIS E ESTUDOS DE CAMPO

Durante o ano letivo, as vivências e aprendizagens na Educação Infantil são enriquecidas com a realização de atividades e projetos que vão além do espaço escolar, como visitas a museus, teatros, parques, sítio-escola, entre outros estudos de campo, planejados e relacionados às atividades do contexto educacional.

FORMAÇÃO DO EDUCANDO

O Colégio Catarinense cultiva várias formas de aproximar a criança do universo literário. Os alunos participam de visitas semanais à Biblioteca Infantil, que possui um vasto acervo, adequado à faixa etária. As crianças também levam para casa livros com propostas de atividades a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura, a contação de histórias e outras práticas pedagógicas relacionadas.

ESPAÇO FÍSICO DIFERENCIADO

O espaço físico é especialmente dimensionado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, com amplos espaços que estimulam a aprendizagem e o convívio social, como parques, quadras esportivas e campo de futebol, cozinha pedagógica, horta experimental, bosque, sala de Musicalização, ateliê de Artes, museu, teatro, auditório e laboratório.

TURNO ESTENDIDO

O projeto Turno Estendido oferece atividades lúdicas, artísticas e de vivência após o horário normal das aulas, de segunda a sexta-feira. O objetivo é acolher os alunos da Educação Infantil que necessitam permanecer por mais tempo no ambiente escolar.

OFICINAS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O Projeto das oficinas acontecem no contraturno escolar e oferece aos educandos uma variedade de atividades complementares integradas ao currículo, de modo a combinar conhecimento, convivência, aprendizagem e formação, envolvendo esporte, arte, cultura, orientação de aprendizagem e pastoral. As atividades oferecidas visam à formação integral e socioemocional das crianças.

ACOMPANHAMENTO POR PARTE DOS PAIS/RESPONSÁVEIS

Na Educação Infantil, adotam-se algumas práticas que asseguram aos pais/responsáveis o acompanhamento efetivo da trajetória do(a) seu/sua filho(a):

  • Avaliação das aprendizagens realizada por meio de pareceres descritivos, com indicadores relacionados aos objetivos educacionais e às habilidades e competências adequadas à faixa etária.

  • Ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), com postagens semanais, realizadas pelos professores, sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas turmas, além de sugestões que complementam o trabalho realizado no espaço escolar.

  • Disponibilidade de horário semanal para atendimento individual com os professores que acompanham a criança.

  • Reuniões trimestrais com pais/responsáveis e professores, com temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e ao desenvolvimento das crianças.

UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR A SERVIÇO DO EDUCANDO

A fim de priorizar o acompanhamento do educando e o relacionamento família/escola, o Colégio Catarinense dispõe de uma equipe de profissionais que oferecem suporte às atividades escolares e acompanham o processo de aprendizagem: Serviço de Orientação Pedagógica (SOP); Serviço de Orientação Religiosa, Pastoral e Espiritual (SOREP); Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Serviço de Orientação à Aprendizagem (SOA).

TURNO INTEGRAL: MAIS TEMPO PARA APRENDER, MAIS EXPERIÊNCIAS PARA VIVER.

As crianças que participam do Turno Integral passam o dia na escola, recebem refeições supervisionadas por nutricionistas, vivenciam atividades educativas e recreativas, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio Catarinense.

No Turno Integral, os alunos frequentam atividades esportivas, desenvolvem projetos, organizam peças teatrais, envolvem-se com música, artes plásticas, oficinas de culinária e outras atividades lúdicas e de socialização. Também frequentam a Biblioteca e o espaço de Leitura, são orientados sobre o cuidado com o corpo (alimentação e higiene), dispõem de tempo para descanso após o almoço, cuidam da horta e frequentam espaços de convivência e atividades da vida prática.

QUEM ESTUDA DE MANHÃ FAZ À TARDE. QUEM ESTUDA À TARDE FAZ DE MANHÃ MAIS APRENDIZADO E MAIS EXPERIÊNCIAS

  • Arte Circense

  • Ateliê de Artes

  • Ballet

  • Futsal

  • Ginástica

  • Inglês

  • Jiu-jítsu

  • Musicalização

  • Patinação

WE ARE SERIOUS PEOPLE

Responsibility

WE ARE PASSIONATE

Creativity

WE ARE DETERMINED

Quality

INGLÊS TODO DIA

As aulas do Inglês Todo Dia ocorrem diariamente, com uma proposta metodológica própria para a Educação Infantil por meio de estratégias diversificadas, como músicas, jogos, teatro e histórias, que auxiliam na compreensão e fixação dos conceitos trabalhados, além dos aspectos relacionados à rotina da sala de aula. Os alunos se apropriam de novos conhecimentos, por meio da contação de histórias, brincadeiras e atividades significativas.

Todas as estratégias utilizadas oportunizam a imersão no segundo idioma de forma lúdica, interativa e natural, possibilitando a proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. Além disso, o programa conta com a assessoria pedagógica da U-Education, ligada à Universidade Jesuíta UNISINOS, que divulga o bilinguismo no Brasil e se compromete com a formação de cidadãos globais.

About Me

Vestibulum ante ipsum primis

My Latest Book

Vestibulum ante ipsum primis

Book Signing

Vestibulum ante ipsum primis

Tech Forum!

Discuss all the latest technology news and trends

AVADA FORUM IS THE PLACE TO BE

In quis lectus sed leo elementum faucibus in dapibus dictum. Nulla molestie tortor nec lectus venenatis, sed blandit dui finibus. dolor at, bibendum purus. Donec vehicula nec tortor ac finibus.