Conhecer novos idiomas é conectar-se ao mundo, e a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) transforma essa conexão em uma ponte para o futuro. Os alunos de algumas das 17 unidades de ensino que compõem a RJE terão a oportunidade de vivenciar experiências em língua inglesa, em diferentes contextos, uma iniciativa que reforça o compromisso com a formação integral e a cidadania global.
A busca por parcerias estratégicas que garantam vivências internacionais levou o Diretor-geral do Colégio dos Jesuítas, professor Edelves Luna, a Diretora Acadêmica do Colégio Catarinense, professora Louisa Schröter, e a professora da Unisinos Education, ligada à Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos/RS), Cristiane Schnacks, a conhecerem de perto diversas universidades e colégios na Inglaterra. As visitas aconteceram nos campi das universidades de Greenwich, Kent, Brighton, Brunel, Abbey, Cambridge e University College London e Canterbury College.
O principal objetivo da visita foi conhecer propostas de Summer Camps — programas de curta duração que promovem o aprendizado da língua inglesa aliado a vivências culturais, contribuindo para a formação integral dos estudantes. Esses programas são uma das estratégias consideradas no processo de internacionalização da RJE, que busca oferecer oportunidades enriquecedoras de intercâmbio e desenvolvimento intercultural.
Parceira estratégica da Rede, a Unisinos é uma obra da Companhia de Jesus, assim como o Colégio Catarinense e o Colégio dos Jesuítas. Por meio do programa U-Education, criado em 2019, a universidade oferece assessoria e consultoria especializada para a implementação de currículos bilíngues integrados nas escolas da RJE. A iniciativa contempla desde a organização curricular e a composição de horários até o desenvolvimento de práticas pedagógicas que alinham excelência acadêmica à missão jesuíta de formação humana e cidadã.