“A alegria não chega apenas no encontro do achado,
mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não podem dar-se fora
da procura, fora da boniteza e da alegria”.
(Paulo Freire)

Após um período merecido de férias, estamos iniciando com pleno vigor e dinamicidade mais um ano letivo, com todos os atores que constituem a comunidade educativa do Colégio Catarinense: nossos alunos, que são o foco de toda a nossa ação educativa e missão, os jesuítas, pais, professores e colaboradores.

O ano de 2015, em particular, já é muito especial, pois celebramos os 110 anos da presença ininterrupta dos jesuítas na Ilha de Santa Catarina, através da obra educativa do Colégio Catarinense. Se considerarmos a missão da Companhia no apostolado da educação e da evangelização em Florianópolis, perceberemos que a presença dos jesuítas remonta a 1751, quando da primeira tentativa de sedimentar um colégio. Posteriormente, tivemos mais duas tentativas que não lograram êxito, em 1845 e 1865, até, finalmente, a instalação definitiva e exitosa do então Ginásio Santa Catarina, em 1905.

Ao considerarmos a presença da Companhia de Jesus na Ilha desde 1751, temos 264 anos de história e contribuição na missão de evangelizar e promover a educação, a cultura, a arte e a ciência em nosso Estado. Nesse clima de memória, homenagem, reconhecimento e celebração, queremos focar o nosso trabalho e o nosso compromisso como atuais protagonistas dessa história.

Que o ano letivo seja profícuo a todos nós e que este momento litúrgico que vivemos da Quaresma, que é tempo de reflexão, oração, introspecção, conversão, jejum e caridade e, acima de tudo, tempo de luz, possa nos conduzir definitivamente à vivência do Mistério Pascal, que é a celebração do memorial da Paixão, morte e ressurreição de Cristo, que nos conduz para a Luz, para a plenitude da vida e da nossa ressurreição.

Também neste período de reflexão que antecede a Páscoa, a Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Campanha da Fraternidade, convida-nos a aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos desde o Concílio Vaticano II. O tema: “Eu vim para servir” (Mc 10,45) valoriza a dimensão do amor e do Serviço ensinado e testemunhado por Jesus Cristo em sua vida pública e, especialmente, na celebração da instituição da Eucaristia, quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos, em uma atitude de humildade, doação e valorização do próximo.

Que essa dimensão do amor que vivemos também na espiritualidade inaciana – “Em tudo Amar e Servir” – faça com que sejamos comprometidos com a justiça, a solidariedade e a fraternidade, vivendo a nossa dimensão de filhos de Deus, batizados e envolvidos na edificação do Seu Reino.

Como prioridade para este ano, através da gestão participativa e comprometida com a instituição, daremos continuidade às prioridades e metas do nosso Planejamento Estratégico e do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar.

Que a marca da renovação e do fazer sempre mais e melhor (Magis), tão própria do carisma inaciano, possa estar presente em nossos corações e na forma de concebermos e estabelecermos as relações pessoais e os processos institucionais coerentes com os princípios que evidenciamos em nossa missão educativa, que é “educar para a fé e a promoção da justiça” (CECJ nº 72, p. 28, 1987), objetivando a aprendizagem dos nossos alunos, foco da nossa missão evangelizadora e educativa.

Que assim seja!

Paz e Bem!