No início deste mês, estiveram em visita ao Colegio de la Inmaculada Concepción, em Santa Fé (Argentina), o diretor acadêmico, professor Elton Frias Zanoni, e a orientadora pedagógica Claudia Maggioni – representando o Colégio Catarinense, além dos professores e coordenadores Marcelo Pastre, Juliana Heleno e Cláudia Furtado – representando o Colégio Medianeira, de Curitiba/PR. Na oportunidade, os educadores brasileiros puderam vivenciar uma legítima imersão no dia a dia dessa obra, que é referência, nos termos do Sistema de Qualidade da Gestão Escolar – SQGE, nos colégios da América Latina.

topoA programação em Santa Fé envolveu a partilha dos processos de implementação do Sistema de Qualidade da Gestão Escolar da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (SQGE/FLACSI) e das incidências da mudança da cultura escolar sobre o projeto curricular. Durante a visita, refletiu-se, também, sobre a elaboração do Mapa de Competências Transversais (MCT) e as novas dinâmicas avaliativas resultantes desse processo.

IMG_20170601_094635582Segundo o diretor acadêmico, tão rica experiência, viabilizada pela generosa acolhida da Sra. Elba Lazzaroni, do Pe. Fernando Cervera, SJ, e de toda a equipe pedagógica do Colegio de la Inmaculada Concepción, possibilitou “dias de profunda imersão no que representou a implementação do SQGE na instituição. Chamou-nos a atenção a maneira como os projetos são conduzidos a partir do Mapa de Competências Transversais (MCT) e como a sua elaboração foi decisiva para a criação de uma cultura escolar na qual os diversos segmentos são chamados a dialogar. Nesse sentido, percebe-se que o Colégio trabalha em uma mesma perspectiva e lógica em todos os níveis, do Infantil ao Secundário. Notamos, em cada educador que acompanhou a elaboração dos indicadores do MCT, o quanto esse processo foi decisivo para o estabelecimento de novos mecanismos de trabalho. Todo o processo de planejamento e avaliação, na perspectiva da formação integral, preocupando-se com as diferentes dimensões, articula-se. Assim, a personalização do atendimento ao aluno e o cuidado com o acompanhamento estatístico, que evidencia fortalezas e fragilidades, possibilitam a avaliação regular do quanto o Colégio avança em sua perspectiva de formação integral, buscando continuamente estratégias de superação”.