Os colégios da Companhia de Jesus atuam alinhados, mundialmente, com diretrizes que vão além das questões pedagógicas, em consonância com as quatro Preferências Apostólicas Universais – que orientam o corpo apostólico em sua missão de caminhar com a Igreja, rumo à renovação do apostolado educativo, por meio da formação integral de crianças e jovens.
As Preferências Apostólicas completaram quatro anos desde sua promulgação e já estão consolidadas como importantes orientações e direcionamentos norteadores dos Projetos Político-Pedagógicos das unidades educacionais da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), à qual o Colégio Catarinense pertence. São elas:
- mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento;
- caminhar com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados de sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça;
- acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança e;
- colaborar com o cuidado da Casa Comum.
Entende-se por Exercícios Espirituais (EE) qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente e outras atividades espirituais (EE 12). No livro dos Exercícios Espirituais, escrito por Santo Inácio de Loyola (1491-1556), Inácio ensina-nos que “não é o muito saber que sacia e satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente” (Nº2).
Dessa maneira, a Espiritualidade dos Exercícios Espirituais é a espiritualidade da busca pela profundidade. Por isso, os Exercícios Espirituais são oferecidos aos educadores das obras da Companhia de Jesus como forma de realizar um movimento de olhar para o nosso mundo interior, no qual vamos nomeando tudo aquilo que preenche, plenifica de sentido e dá sabor à vida.
Neste mês de maio, foi oferecida a oportunidade para as orientadoras do Serviço de Orientação Pedagógica fazerem a experiência dos Exercícios Espirituais de oito dias, que ocorreu em Ponta Grossa – com orientação do Diretor-geral do Colégio Catarinense, Padre Eduardo Roberto Severino, SJ, – e em Florianópolis, com orientação do orientador religioso do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORE) , Padre Elcio de Toledo, SJ. Conheça relatos dessa experiência, narrados pelas educadoras Melissa Misiuk, Adriana de Araújo, Cláudia Maggioni e Elisa da Silva:
“A experiência dos Exercícios Espirituais foi um verdadeiro encontro com a vontade de Deus para nossas vidas, momento de reconexão e muitos diálogos internos. Vivemos dias intensos em Ponta Grossa, no Paraná, sob a orientação do Pe. Eduardo e na companhia das Irmãs Servas de Maria Imaculada, pessoas especiais que nos acolheram com muito carinho.” (Cláudia Maggioni e Elisa da Silva)
“A experiência dos Exercícios Espirituais de oito dias me fez contemplar e refletir sobre os propósitos de Deus para a vida e mergulhar profundamente na caminhada existencial, além de me aproximar do amor de Deus, fortalecendo os propósitos da minha adesão ao Cristo ressuscitado e de como o Espírito Santo conduzirá a continuidade do nosso servir na missão da comunidade educativa. Foi no aceite ao recolhimento para a busca do carisma inaciano que revisitei e ressignifiquei o meu projeto de vida, que é um dom de Deus.” (Adriana de Araújo)
“De 11 a 19 de maio, participei, pela segunda vez, da experiência dos Exercícios Espirituais, conduzidos pelo Padre Élcio de Toledo e pelo Fráter Igor Nascimento, na Casa de Retiros Vila Fátima. Foi uma experiência de aprofundamento e mais um passo na peregrinação que tenho feito com Jesus. O silêncio dos oito dias, que por vezes nos incomoda, é um exercício de aproximação da escuta atenta do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O modo como os E.E. são conduzidos me oferece liberdade para sentir e perceber a minha relação com Cristo por meio das minhas relações com os outros – família, amigos, trabalho.” (Melissa Misiuk)
@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi