O Colégio Catarinense deu início ao processo de Planejamento Estratégico da instituição. O objetivo é avaliar a caminhada histórica, trazendo ao momento atual a história da escola e olhar para o seu lugar ocupado na sociedade. Aos 107 anos, o Colégio reforça sua marca de inovação, dando novas respostas aos novos desafios, formando líderes comprometidos com a justiça e com a solidariedade. Durante todo o dia, os educadores participaram de um bate-papo com Sônia Magalhães, responsável pela área de educação básica dos jesuítas no Brasil, que reúne 14 colégios e o Movimento Fé e Alegria, e consultora do planejamento estratégico.

Na abertura, o Diretor-geral, Padre Mário Sündermann, SJ, ressaltou a importância do planejamento para a instituição. “Este é um momento especial para estarmos juntos. Iniciamos a caminhada do Planejamento Estratégico, que deve resultar em um plano de ação que será a resposta do Colégio Catarinense para o seu futuro e para a missão confiada a todos nós pela Companhia de Jesus”, destacou o diretor.

Sônia Magalhães, que trabalha há 37 anos com os jesuítas – atuou como diretora de escolas no sudeste e assessorou colégios da América Latina, trabalhando, atualmente, no escritório da Província do Brasil –, detalhou a dinâmica e a importância do planejamento estratégico para o Colégio.

“Este momento vivido pelo Colégio Catarinense é uma forma de estarmos unidos como colégios jesuítas. Vamos projetar o Colégio para o futuro, identificando fragilidades, competências e nossos potenciais. Não somos e não podemos ser apenas um bom colégio, mas uma instituição que pratica e promove o bem. Como não existe nada perfeito, cada um vai ajudar a identificar onde e como podemos melhorar”, explicou Sônia.

Uma comissão de nove colaboradores será responsável por promover o Planejamento Estratégico, incentivando e organizando a participação de educadores, pais e alunos. A perspectiva é de finalizar o plano de ação durante o primeiro semestre de 2013.