O Colégio Catarinense sediou o encontro sobre o Moodle das escolas jesuítas do Brasil de 2013. O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro e contou com a participação de representantes dos setores de Comunicação, Tecnologia Educacional e da Tecnologia da Informação das várias escolas, da Universidade e das obras das atuais províncias jesuítas BRC e BRM.

O Colégio Catarinense vem se preparando desde o final de 2012 para realizar a implantação da ferramenta educacional junto à Comunidade Educativa a partir de 2014. Nesse sentido, o objetivo do encontro foi traçar estratégias comuns e alinhar procedimentos nos processos de gestão e implantação da plataforma de aprendizagem Moodle.

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de aprendizagem que auxilia os educadores a criarem cursos online, servindo como ferramenta para gerenciar e administrar conteúdos, compartilhar materiais de estudo e pesquisa, conduzir discussões, coletar e avaliar atividades/tarefas, registrar notas e realizar diversas outras atividades.

Essa vivência referente à implementação de uma plataforma de trabalho como o Moodle permitirá que professores e alunos do Colégio Catarinense aprofundem experiências de aprendizagens, complementando a relação presencial construída na sala de aula, através de pluralidade de interfaces que permitem a comunicação em um ambiente desafiador e estimulante.

O Colégio Catarinense visa, assim, a qualificar os processos de aprendizagens dos alunos, inovando as práticas do corpo docente através de novas metodologias que explorem as tecnologias digitais, no caso, a plataforma Moodle e suas competências correlatas.

Participaram do encontro os professores Ana Vianice Smânia da Silva, André Perini, Cláudia Maggioni, Elton Frias, Jeanice Schmitz Bulik, Louisa Schröter, Nelito Kamers, Pedro Baesso e os técnicos em TI, Claudinei Manoel e Tobias Neuhaus.

A experiência de intercâmbio com outras escolas foi elogiada por todos os participantes e estimulada pelos gestores da nova província do Brasil. Segundo o Padre Carlos Fritzen, diretor de Educação e Ação Pública da Província do Brasil, essa iniciativa de encontro foi louvável, uma vez que inaugurou espaços de formação coletiva na nova configuração jesuíta no Brasil.

O Encontro foi coordenado pelo professor Alexandre Valente, da ANEAS (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social).