Ensino Fundamental I

Propõe-se a ampliar a socialização e o conhecimento de mundo por parte da criança através de estratégias que contemplem seus aspectos emocionais, sociais, espirituais, cognitivos e biológicos.

1º Ano

As crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental entram em contato com um rico ambiente alfabetizador, pois o Colégio Catarinense dispõe de salas de aula que respeitam a curiosidade infantil, o acesso privilegiado a diversos portadores de texto, além de livros adequados a cada faixa etária e que oferecem desafios à leitura. A inserção no mundo letrado se faz através da participação em projetos, discussões coletivas, hipóteses de escrita e reflexão sobre a língua

Alfabetização

No Colégio Catarinense, a alfabetização é entendida como um processo que, além de garantir o domínio das correspondências fonográficas, busca inserir a criança num universo de experiências de comunicação concretas e significativas.

Além da incorporação de elementos teóricos advindos de estudos das áreas da Psicologia Cognitiva, da Psicolinguística e da Psicogênese da Língua Escrita, o Colégio optou, em seu Projeto Político-Pedagógico, pela inserção de práticas relacionadas à ampliação da consciência fonológica de crianças na fase pré-escolar que visam a oportunizar a tomada de consciência dos elementos sonoros da palavra e o desenvolvimento da consciência dos sons. Esse estímulo ocorre através de jogos e brincadeiras que se iniciam com unidades maiores, como rimas e sílabas, e evoluem até o nível do fonema.

As crianças, ao participarem intensamente de vivências relacionadas à cultura escrita, aprendem não só a ler e escrever, mas compreendem que a escrita e a leitura são mediadoras de valores e de variadas formas de conhecimento. E esse é precisamente o maior desafio da escola: inserir a criança no mundo do letramento – o que significa viver no mundo da escrita, dominar os discursos da escrita, ter condições de operar com modos de pensar e produzir cultura escrita.

2º e 3º Ano

As crianças matriculadas no 2° e 3° ano têm ao seu alcance uma multiplicidade de experiências que contextualizam os conhecimentos, os quais, nessa fase, são mais sistematizados. Essa sistematização dos conteúdos inclui tanto os domínios do saber, tradicionalmente presentes no trabalho escolar, quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a afetividade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade. Projetos de trabalhos trimestrais, que se baseiam nas mais variadas temáticas, saídas de campo, estudos do meio e uma infinidade de atividades lúdicas caracterizam o trabalho nesse ciclo.

4º e 5º Ano

O aluno, a partir do 4º ano, é orientado por uma equipe de professores específicos para cada disciplina. Há, também, a preocupação em desenvolver processos em que a autonomia seja o elemento primordial, com destaque para o projeto Aprendendo a Organizar os Seus Estudos. Através da mediação dos professores e orientadores que exercem acompanhamento permanente, os alunos aprendem formas de se organizar e gerir seu tempo, a fim de criar hábitos de estudos eficazes, aprendendo a serem autônomos e capazes de resolverem problemas que certamente surgirão ao longo das suas vidas.

Alunos do 4º e 5º ano também passam a aprender Ciências Naturais, através do projeto Ciência e Tecnologia com Criatividade, que reúne diversos elementos, os quais, em conjunto, criam um ambiente estimulante e investigativo na sala de aula, promovendo mudanças significativas na forma de ensinar e na aprendizagem dos alunos.

EQUIPE DE COORDENAÇÃO

Coordenadora da Unidade de Ensino I – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Louisa Carla Farina Schröter

Serviço de Apoio Pedagógico