Na última sexta-feira, dia 13, aconteceu o 3º Fórum de Jovens Inacianos e a celebração do dia de São Luiz Gonzaga. O Colégio Catarinense quer destacar e promover o protagonismojuvenil, despertando nossos alunos para a importância da espiritualidade, da solidariedade e do voluntariado. Desde o ano 2011, a Pastoral do Colégio Catarinense realiza as festividades de São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude, com objetivo de propagar o exemplo de vida e estimular a juventude na promoção de um mundo novo. O Fórum de Jovens Inacianos teve como tema: Jovens construindo um mundo novo; e como lema: São Luiz Gonzaga, ontem e hoje, inspirando a juventude.

“A preocupação do CC, não é só transmitir conhecimento e trabalhar a dimensão intelectual do aluno, mas trabalhar a formação na sua plenitude, o aluno, a aluna como ser integral. Trabalhar o seu afeto e a sua espiritualidade, trabalhar o seu compromisso, a sua cidadania e a sua relação com os demais. Isso é ser estudante inaciano, isso é pertencer a uma escola jesuíta da Companhia de Jesus”, destaca Professor Afonso,  Diretor-geral.

Entre as várias atividades, o Fórum contou com a presença do músico e pai de aluno, “Gazú”, da banda Dazaranha, que realizou um pocket show nos intervalos do evento. Ele destaca a orientação do CC aos alunos sobre o trabalho voluntario: “Fico muito feliz de ver essa galerinha consciente, trabalhando com sinceridade, com vontade e com o coração. A iniciativa do CC, além de outras atividades que acontecem aqui e do ensino de qualidade, sempre é manter essa essência em fazer o bem.” – disse.

Através do exemplo de São Luiz Gonzaga, patrono dos jovens cristãos e dos estudantes, o Fórum possibilita reflexões sobre valores evangélicos e inacianos, e promove a participação e o envolvimento dos alunos em projetos sociais e voluntários.

“Nós temos um grupo que trabalha com idosos, fazendo visitas ao asilo e outras mais, creio que essas iniciativas façam com que de fato vá se moldando um coração compassivo nos alunos diferente do mundo em que vivemos hoje. O trabalho com juventude hoje se dá quando o jovem é desafiado. O desafio é o melhor meio de desenvolver um trabalho efetivo com o jovem.”, reflete o jesuíta Luiz Carlos Campos.

A atividade do voluntariado propõe o aprofundamento da vivência da solidariedade cristã e a reflexão sobre as causas e os modelos de superação dos desafios urbanos e a reflexão sobre a realidade do campo.