Anualmente, as universidades alemãs disponibilizam um determinado número de vagas para estudantes estrangeiros que participam do Programa Studienbrücke, o qual dá acesso a algumas universidades da Alemanha.

Studienbrücke é um programa de preparação para o acesso direto à universidade e está voltado para alunos com destacado desempenho em matemática, informática, ciências naturais, tecnologia e que possuam conhecimentos prévios no idioma alemão. O curso prevê preparação na língua e na linguagem técnica alemãs, bem como introdução ao sistema de ensino superior na Alemanha.

Dividido em módulos obrigatórios e, em sua maioria, à distância, ele segue uma progressão de aprendizagem definida, incluindo aulas de alemão, exames (TestDaF e TestAS e os respectivos cursos preparatórios), treinamentos interculturais, assessoria para o ensino superior e cursos preparatórios para matérias “MINT” (Mathematik, Informatik, Naturwissenschaft, Technik – matemática, informática, ciências naturais e tecnologia).

Até pouco tempo, os alunos egressos de escolas de ensino médio, provenientes de países não europeus, não podiam ingressar diretamente em uma universidade alemã. Era necessário que cursassem um ou dois anos no país de origem ou que concluíssem os estudos preparatórios nos denominados Studienkollegs.

Após algumas mudanças no processo de seleção, foi permitida a candidatura ao ingresso alternativo para o nível superior por meio de exame de aptidão, desde que o aluno postulante tenha concluído o Programa Studienbrücke, no respectivo país de origem. Com ampla variedade de ofertas, as universidades alemãs fornecem aos candidatos apoio e assessoria durante todo o período do curso superior.

Critérios para candidatura ao Programa Studienbrücke 2019-2021 na América do Sul:

• Ser aluno/a de ensino médio e estar cursando o penúltimo ano escolar em 2019;
• Ter conhecimentos prévios de alemão (nível mínimo concluído A2);
• Demonstrar grande motivação e interesse em estudar na Alemanha;
• Ter muito boas qualificações escolares nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Informática e/ou na área de ciências naturais;
• Consentimento por escrito dos pais, tutores ou responsáveis

Como se inscrever? A inscrição deve ser realizada no site: https://www.goethe.de/ins/ar/pt/spr/eng/stb/bew.html
Prazo limite para a candidatura de alunos/as com Nível A2: 30 de junho de 2019.
Prazo limite para a candidatura de alunos/as com Nível B1: 15 de dezembro de 2019.
Início do Programa: Fevereiro 2020.

Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com o/a seu/sua professor/a de alemão ou com a pessoa de contato do Programa Studienbrücke para a região da América do Sul:

Goethe-Institut Buenos Aires
Sofía Stubrin: Sofia.Stubrin@goethe.de
Tel. +54 11 43185621

Informações detalhadas sobre o Programa e sobre as universidades e escolas superiores técnicas associadas estão disponíveis no link: www.goethe.de/studienbruecke/americadosul