A Casa de Retiros Vila Fátima sediou, nos dias 19 e 20 de maio, o terceiro Encontro de Líderes Inacianos do Colégio Catarinense do ano de 2024. O Encontro, organizado pelo Serviço de Orientação de Convivência Escolar (SOCE), faz parte do projeto intitulado “Liderança Inaciana”, e é dirigido aos representantes de alunos das turmas do 6º ano à 3ª série do Novo Ensino Médio. A proposta busca desenvolver nos alunos características inacianas como discernimento, empatia, alteridade e acolhimento, contando com o apoio do Serviço de Orientação Religiosa e Espiritual (SOREP) na condução das dinâmicas e palestras.
As atividades desenvolvidas nos dois dias com as turmas do 6º ao 9º ano tiveram como objetivo principal promover a conscientização e a prática de ações voltadas para a humanização dos alunos, por meio da temática “Liderar para transformar”.
O Colégio Catarinense proporcionou momentos de reflexão aos estudantes líderes de classe e esportivos, que contribuem para o desenvolvimento das próprias emoções, mapeando suas fortalezas e identificando pontos a serem melhorados, com o intuito de assumirem posições de responsabilidade na escola e na sociedade. A escola incentiva o desenvolvimento da empatia, alteridade, transparência, flexibilidade e do acolhimento ao próximo, como ratificado pelo Papa Francisco, quando afirma que “apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”.
A liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos. Contudo, ser líder não é ser chefe, mas inspirar pessoas, conduzi-las rumo aos seus objetivos, sejam individuais ou coletivos. A liderança pode também ser estimulada no âmbito escolar, visando a preparar os estudantes para construir carreiras mais bem-sucedidas.
O líder inaciano age com bondade, cuida e zela pela Companhia de Jesus, com bom juízo e boas letras, exercendo a liderança de maneira flexível e adaptativa, inspirada na vida de Santo Inácio de Loyola. Nos encontros, os estudantes aprendem sobre as características para ser um bom líder inaciano, entre elas, estão as de ser uma pessoa agradecida, com vontade de amar mais e melhor, ser capaz de trabalhar com mediações concretas, ser protagonista e responsável, porém se deixando acompanhar pessoalmente e em grupo, reconhecendo seus erros, além de outras.
A missão da Companhia de Jesus, da qual Santo Inácio de Loyola é fundador, não é persuadir as pessoas a tomarem decisões, mas dotá-las de instrumentos para discernir o que devem fazer diante dos desafios. A liderança não é um privilégio para poucos, é um dom presente em todos e que se expressa no serviço e no desejo de trabalhar pela causa do Reino neste mundo.
@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial #colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi #outdooreducation