A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou uma resolução que declara 2021 como o Ano Internacional para Erradicação do Trabalho Infantil. Infelizmente, em muitos locais do mundo, e também no Brasil, milhões de crianças realizam trabalhos perigosos.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam que, em 2016, 152 milhões de crianças e jovens, com idades entre 5 e 17 anos, estavam envolvidas em trabalho infantil, e quase a metade, em trabalho infantil perigoso.

Como escola associada ao Programa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Colégio Catarinense realiza ações educacionais que visam à troca de ideias, projetos e conhecimento por meio de assuntos relevantes para o mundo, como os temas propostos pela Unesco.