A VI Feira do Livro do Colégio Catarinense reuniu a comunidade educativa nos dias 29 e 30 de setembro, para um mergulho na arte da literatura e da cultura em geral. Além das editoras e livrarias presentes na Feira, dos estandes com a apresentação de trabalhos e projetos, a exposição contou com a participação de palestrantes, grupos circenses e teatrais. Também houve workshops, aulões com autores sobre os livros selecionados para o vestibular e oficinas diversas.

“O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Em meio ao ‘boom’ tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela televisão, depois pelos computadores, pelos videogames, e agora pelos smartphones ou outras tecnologias digitais, que evidentemente têm seu valor, mas não dispensam o prazer de manusear um bom livro”, disse o diretor-geral do Colégio Catarinense, Afonso Luiz Silva, em seu discurso de abertura da Feira.

Segundo ele, a leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, já que mantém o raciocínio ativo, e proporciona ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. “Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, expressa-se com vocabulário amplo e consegue formar opiniões bem fundamentadas. Ademais, os livros são importantes veículos de transformação das pessoas e do mundo, pois quem lê compreende melhor e sente com mais intensidade o que acontece à sua volta”, ressaltou.

O Diretor do Colégio ainda reforçou três ideias fundamenteis que um bom livro proporciona ao indivúduo: ser um grande amigo e companheiro de jornada, pois boas leituras são excelentes companhias; ser um excelente professor, porque instiga a aprendizagem, a imaginação; e um excelente conselheiro, já que, com o livro, aprendemos lições de vida, valores e virtudes para toda a vida.

Ao tornar realidade um evento como a Feira do Livro, o Colégio Catarinense expressa o compromisso de proporcionar aos alunos maior aproximação com um rico espaço de aprendizagem, que é a leitura, com a consciência de que formar bons leitores é formar bons escritores, por meio de um processo contínuo de aprimoramento educacional e formativo. O Colégio Catarinense traz as marcas da educação da Companhia de Jesus, cujo objetivo é educar integralmente, visando a preparar os alunos para que sejam “homens e mulheres para e com os demais”.