No último final de semana, o Colégio Catarinense promoveu a Festa Junina da Educação Infantil e Fundamental I. Além das danças, brincadeiras e comidas típicas, um espaço deu tom especial ao festejo: a barraca solidária do Haiti. Nela, alunos, pais e outros visitantes tiveram a oportunidade de praticar o gesto de apoio ao povo haitiano, engajando-se na campanha “Inacianos pelo Haiti”.

O ponto principal da barraca foi a feira de produtos confeccionados pelos alunos do 3º ano no projeto “Florianópolis e Haiti: uma ação solidária”. Cada turma escolheu produtos artesanais com temas culturais da Ilha de Santa Catarina. A renda obtida com a venda dos produtos será revertida para o Haiti. A Associação de Pais do Colégio Catarinense financiou o projeto com recursos para a compra do material.

“A ideia surgiu no ano passado, quando elaboramos o projeto. Cada turma pôde escolher o que desejava produzir depois de estudarmos e aprofundarmos a campanha pelo Haiti. O mais bonito foi o retorno e empenho de todos. Os pais chegam a se emocionar pela proporção do engajamento de seus filhos nesse processo”, explica Ana Vianice, orientadora pedagógica.

Com orientação das professoras do 3º Ano, Artes e Informática, os alunos produziram porta-trecos com material reciclado, bernunças, blocos de anotação com temas da ilha, boneco de alpiste, coração dos 10 mandamentos da família, puffels e bonecos de farinha.

“Como uma renda que inicia sua trama com uma linha, pontos e laçadas, assim vivenciei o Projeto “Haiti” com as queridas professoras do terceiro ano. Foi uma ideia desenvolvida e trabalhada em ações concretas, em direção ao próximo. O Haiti tornou-se conhecido quando apresentado aos alunos através da palestra da professora Tina, e foi ganhando adeptos da causa com a participação efetiva das mãos que se uniram na confecção de objetos que foram comercializados na Festa Junina”, partilhou a professora de artes, Leuzi Soares.

A professora Ivenir destacou o engajamento dos alunos ao sentirem-se membros de um projeto maior motivado pela Companhia de Jesus: “O projeto ganhou proporções maiores pelo envolvimento dos alunos e de cada um de nós. Compreendemos que vivemos a espiritualidade inaciana numa obra jesuíta, e, como seguidores de Jesus, vamos ao encontro dos necessitados, onde quer que eles estejam”.

“Penso que o semeado durante esses dias continuará frutificando durante muito tempo e em muitos lugares. As crianças do CC foram beneficiadas pelo processo, e as do Haiti receberão os recursos tal qual a multiplicação dos pães ensinada por nosso mestre e guia Jesus Cristo”, destacou Padre Mário Sündermann, SJ, diretor-geral, ao agradecer o empenho e criatividade das professoras do 3º ano.

Na barraca do Haiti, os visitantes ainda puderam fazer suas doações ao cofrinho e acompanhar vídeo e fotos motivacionais da caminhada “Inacianos pelo Haiti” no Colégio Catarinense.