Durante o mês de outubro, os alunos do 3º e do 6º ano tiveram a oportunidade de participar de uma importante palestra sobre a destinação correta do óleo de cozinha usado, ministrada por Luiz Falcão de Moura, diretor e embaixador do Programa ReÓleo da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). A atividade integra a programação do PEA/UNESCO 2025 no Colégio Catarinense, realizada entre os meses de setembro e outubro, que conecta educação, ciência e cultura em prol de um futuro mais sustentável.

Com 26 anos de atuação, o Programa ReÓleo da ACIF é referência em sustentabilidade, buscando reduzir o impacto que o descarte inadequado do óleo de cozinha provoca no meio ambiente de Florianópolis. O programa, inclusive, já foi premiado duas vezes no Guinness Book, pela maior arrecadação de óleo usado em um mês.

A conscientização de forma lúdica e interativa

A palestra, adaptada para o público infantojuvenil, é reconhecida por sua abordagem interativa e lúdica. A iniciativa faz parte do projeto de Educação Ambiental do programa, intitulado “Reciclar é educar”, cujo objetivo central é conscientizar os estudantes sobre os graves impactos ambientais do descarte incorreto do resíduo.

Durante a apresentação, Luiz Falcão de Moura destacou, de forma dinâmica, informações cruciais sobre o tema, como o fato de que apenas um litro de óleo é capaz de poluir até um milhão de litros de água potável.

Para ilustrar a mensagem de forma divertida e memorável, a atividade utiliza recursos como músicas autorais, fantoches, encenações e o carismático mascote “Óleolhólhó”, um boneco de lata que ajuda a engajar os alunos.

O chamado à ação

Além da conscientização sobre os danos, a palestra é focada em soluções práticas. Os alunos aprenderam o passo a passo para armazenar o óleo de cozinha usado corretamente, que consiste em guardá-lo frio em uma garrafa PET.

Ao final da palestra, os estudantes foram incentivados a se tornarem “agentes multiplicadores” do conhecimento, levando a prática sustentável para suas casas e famílias. Todo o óleo coletado pelo programa é encaminhado para reciclagem, sendo transformado em matéria-prima para produtos como sabão e detergente.

Confira as fotos do encontro com as turmas do 6º ano C e D.