Os fiéis celebraram e relembraram no dia 25 de novembro, Santa Catarina de Alexandria, em uma Missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis. A santa, que é padroeira do Estado, da Arquidiocese de Florianópolis e co-padroeira da capital, é lembrada pela fidelidade à vontade de Deus. 

               A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, e concelebrada pelos padres: Leandro Rech, Ewerton Gerent, Revelino Seidler, Pedro Koehler, Vitor Feller, Valter Goedert, Cledinei Clovis Cavalheiro, David Coelho, Tarcísio Schuch, Cláudio Zimermann, Eugênio Kinceski, João Quirino Weber, SJ, Joaquim Filippin, CS, Pedro Martendal e com apoio dos diáconos Djalma Lemes e Sérgio Cidade.

“Quando participamos da festa da Padroeira lembramos que Deus quer ser sinal de amor em nossa vida, e assim que nós ajudemos a construir a Igreja. Se nossas ações testemunham a vontade de Deus, o mundo muda para melhor.”, destacou o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck na homilia.

          No fim da Celebração, foi entregue o Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues para instituições que contribuíram para a cultura da solidariedade. O prêmio visou manter viva a chama da paz, da esperança e da solidariedade que atualmente está presente nas diversas ações desenvolvidas pelas entidades e grupos sociais.

          Doze entidades participaram do Prêmio, sendo que o primeiro lugar ficou com a Fundação Fé e Alegria do Brasil e o segundo lugar a Associação Beneficente São Dimas. As demais foram homenageadas com uma placa pelo trabalho que desenvolvem.

                 A Fundação Fé e Alegria do Brasil desenvolve ações sociais e educativas na região da Palhoça. A iniciativa solidária é intitulada “Formando Comunidades” e tem o foco em cursos de qualificação profissional e formação humana para promover o acesso da população empobrecida a inclusão no mundo do trabalho.

           A assessora de Projetos Sociais da fundação relata: “Estamos muito alegres! Cada conquista que temos é a certeza de que o trabalho pode continuar. É um fortalecimento deste trabalho”.

            Já a Associação Beneficiente São Dimas (ASBEDIM) visa assitir os encarcerados e suas famílias. Por diversos problemas, como superlotação de estabelecimentos e precariedade das instalações, a Associação pretende através de um consultório odontológico com jato de bicarbonato e ultrassom e o Projeto Estampa Livre com máquina de cortar viés no Presídio Masculino de Florianópolis, contribuir ainda mais com a Pastoral Carcerária.

“Gostaria de agradecer a todos os trabalhos sociais realizados. Que o nosso prêmio possa ser um caminho para dar esse reconhecimento e essa notoriedade para toda a Arquidiocese.” disse o Arcebispo, finalizando uma noite que foi única e muito especial.

 Fonte: site da Arquidiocese de Florianópolis