Essa iniciativa visa a escolher a melhor prática de incentivo à leitura em Santa Catarina. O Prêmio RBS de Educação tem como tema “Para Entender o Mundo” e, a partir de hoje, abre a votação popular pela internet. Será possível votar nos melhores projetos finalistas, feitos em escolas particulares, públicas ou na própria comunidade.

Para participar, é preciso entrar no site premiorbsdeeducacao.com.br, assistir aos vídeos com os depoimentos dos participantes e votar quantas vezes quiser. São três finalistas em cada categoria. Cada um dos nove indicados de Santa Catarina serão apresentados pelo jornal Diário Catarinense, com reportagens detalhadas sobre os projetos desenvolvidos.

O prêmio objetiva reconhecer iniciativas de professores e educadores que trabalharam com a mediação de leitura. O concurso selecionou projetos que fizeram, de maneira criativa e atraente, uma ponte entre o leitor e o texto.

A seguir, o projeto de nossa professora, que teve por objetivo formar estudantes mais interessados pelo (e mais familiarizados com) universo da leitura.

GABRIELLE BORBA DA SILVA

Projeto: Contos que encantam

Cidade: Florianópolis

Resgatar os clássicos infantis foi a ideia da professora Gabrielle Borba da Silva, de 29 anos. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ela é natural de Florianópolis e dá aulas de Língua Portuguesa para o 4º ano do ensino fundamental do Colégio Catarinense. A professora Gabrielle usou o livro “Que história é essa?”,, do autor Flavio de Souza, para despertar, na criançada, o gosto pelos clássicos. Com o projeto, os alunos escreveram textos, criaram teatro de fantoches e aprenderam a ler de diferentes maneiras. A iniciativa foi feita ou na sala de aula, ou ao livre, em grupo, individualmente, ou em voz alta.

Vote no projeto da professora Gabrielle através do site do Prêmio www.premiorbsdeeducacao.com.br, de 11 de novembro a 2 de dezembro. O júri popular elegerá dois vencedores (no RS e em SC).