No sábado, 13 de setembro, o Colégio Catarinense promoveu a Jornada de inovação 2025, um momento formativo que reuniu, no mesmo horário, docentes e colaboradores administrativos. O evento, realizado das 8h às 11h, teve como propósito integrar práticas inovadoras, fortalecer competências profissionais e reforçar a identidade jesuíta da instituição.

Para os setores administrativos, a programação contou com sete oficinas temáticas, que abordaram desde a espiritualidade inaciana e o cuidado nas relações até temas práticos, como planejamento financeiro, produtividade com aplicativos digitais, atendimento humanizado, segurança escolar e primeiros socorros. Cada colaborador escolheu duas atividades, em formações que uniram bem-estar pessoal, organização do trabalho e corresponsabilidade escolar.

Simultaneamente, os professores participaram de nove oficinas pedagógicas, voltadas ao aprimoramento das práticas docentes. Os temas contemplaram metodologias inovadoras, como “Controvérsia controlada” e “Construindo recursos didáticos e interativos com o Scratch”, e reflexões sobre o uso da tecnologia em sala de aula, como em “Tecnologias aliadas à neurodiversidade” e “Inteligência com coração: como a IA liberta o educador para o cuidado individual”. Também se destacaram propostas que uniram sensibilidade e prática, como “Mais que palavras: feedbacks afetivos e eficientes para estudantes”, “Educação inclusiva em movimento” e “As possibilidades da natureza para o trabalho pedagógico”.

A programação docente contou, ainda, com oficinas que exploraram a interdisciplinaridade e a sustentabilidade, como “Do terrário à sala de aula: uma jornada transdisciplinar e sustentável” e “Como garantir o trabalho interdisciplinar em Ciências humanas: História e Geografia”.

As direções acadêmica e administrativa ressaltaram que “a inovação é um compromisso central das escolas jesuítas” e que a Jornada buscou “integrar inovação, organização e cuidado nos processos que sustentam o cotidiano escolar”. O entusiasmo dos participantes confirmou o engajamento coletivo da comunidade educativa, evidenciando a disposição de seguir avançando em práticas criativas, inclusivas e alinhadas à missão jesuíta.