O Colégio Catarinense realizou, no último dia 23 de outubro, a cerimônia de lançamento da 16ª edição do livro “Tecendo Ideias… Projetando o Futuro!”. O evento, que celebrou também os 120 anos de história da instituição, destacou o protagonismo dos alunos do Novo Ensino Médio e reforçou o compromisso pedagógico do Colégio com temas de relevância global, em consonância com o Programa de Escolas Associadas da UNESCO (PEA), ao qual o Catarinense faz parte desde 2018.

A solenidade reuniu estudantes, professores, a equipe diretiva e familiares no Auditório João Paulo II, para apresentar a obra que reúne produções textuais e ilustrações elaboradas pelos jovens. A leitura e a escrita foram novamente confirmadas como ferramentas essenciais para a formação integral, acadêmica e cidadã dos estudantes.

Formação para o cuidado com a Casa Comum

A produção desta edição do “Tecendo Ideias” foi inspirada pela temática da Campanha da Fraternidade de 2025, “Fraternidade e Ecologia Integral”, e pela Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), proposta pela UNESCO. Essa abordagem pedagógica alinha-se diretamente com a Quarta Preferência Apostólica da Companhia de Jesus, que é o “Cuidado da Casa Comum”.

Em seu discurso, a diretora acadêmica, Louisa Carla Farina Schröter, enfatizou a importância do projeto como um percurso formativo que transcende o registro textual. “Este livro é fruto de um percurso formativo que uniu pesquisa, reflexão e expressão criativa. Nossos estudantes foram convidados a olhar o mundo com atenção e sensibilidade, a investigar, argumentar e, principalmente, a escrever sobre os desafios que marcam o tempo presente — especialmente o cuidado com a Casa Comum”, afirmou.

A diretora acadêmica ressaltou, ainda, que os trabalhos revelam a possibilidade de integrar fé, ciência e compromisso ético com a vida, inspirados também pelas Encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum, do Papa Francisco.

A cada tema, diferentes perspectivas

Os alunos do Novo Ensino Médio exploraram a temática central em diferentes perspectivas, demonstrando o desenvolvimento de competências como comunicação clara, argumentação baseada em evidências e sensibilidade na expressão de ideias.

Durante a cerimônia, foram detalhados os temas abordados por cada série:

  • 1ª série: “Mudanças climáticas, proliferação de doenças e políticas públicas”.
  • 2ª série: “A importância das pequenas ações”.
  • 3ª série: “Cuidado da Casa Comum, negação das mudanças climáticas e paradigma tecnocrático”.

A solenidade contou com a leitura de textos representativos de cada série, como “Entre a seca e a esperança”, da aluna Helena Peixoto Klee de Vasconcellos (1ª série), “Um planeta habitável”, do aluno Murilo Fachini Sampaio (2ª série), e “A tecnocracia antiecológica”, do aluno Rafael Eduardo Rodrigues (3ª série). A imagem de capa do livro é uma criação da aluna Fernanda Thais Barbieri Zanluchi (2ª série), enquanto que a contracapa foi produzida por Marina Provensi Zunino (1ª série).

O evento culminou com a entrega dos exemplares aos alunos, um momento de celebração do talento e da dedicação dos jovens.

A celebração encerrou-se com a gratidão expressa a todos os professores, à equipe de Revisão de Textos e de Comunicação, e às famílias, que incentivam o protagonismo e a autoconfiança dos jovens autores. O Colégio segue tecendo ideias e esperanças, escrevendo novas páginas de aprendizagem, criatividade e compromisso com o futuro.