Quantas vezes você se viu em uma situação na qual se lamentou por não ter colocado o celular no silencioso? Em uma reunião, dentro do cinema ou durante uma aula, quem nunca foi surpreendido pelo toque do próprio celular?
Se você se enquadra nesse perfil, pode começar a comemorar, pois Leonardo de Bortoli colocou uma ferramenta que vai ajudar os “esquecidos de plantão”. Ele ganhou o prêmio de melhor aluno de todos os terceirões no ano de 2008, e, agora, mais perto da formatura em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, abriu a “Trust Tecnologia e Negócios”, uma empresa de softwares e aplicativos para smartphones.
Com o objetivo de evitar os incômodos toques de celular em momentos indesejados, um dos aplicativos, criado recentemente, coloca o aparelho telefônico móvel no silencioso durante horários programados. “O usuário pode colocar seus horários de aula no programa e não se preocupar mais em colocar o celular no silencioso antes das aulas, ou em tirar do silencioso no final da aula, o programa se incumbe de fazer ambos os serviços”, revela.
Segundo o jovem empreendedor, para baixá-lo é simples: basta conectar-se à internet e entrar na loja de aplicativos do Google. É necessário ter um smartphone da plataforma Android (do Google) e uma conta no Gmail. O download pode ser feito pelo site goo.gl/jxEpe ou pelo android market, no próprio smartphone.
“Em dois minutos, o usuário coloca seus horários de aula, trabalho, ou de qualquer outro compromisso, digita por quanto tempo quer que o programa funcione, digamos, um mês, um semestre ou um ano, e pronto, não precisa fazer mais nada.” diz o criador.
Uma das pessoas que soube da novidade foi o Diretor-Geral do CC, Padre Mário Sünderman, SJ, que, imediatamente, declarou estar interessado pelo aplicativo. Afonso Silva, Coordenador do Ensino Médio Diurno, foi outro que já achou utilidade para a vida profissional. “Aqui no CC, temos reuniões semanais que sempre acontecem no mesmo dia e hora. Acredito que, daqui para frente, não me preocuparei mais com a possibilidade de esquecer de colocar ou tirar o celular do silencioso”, afirma.
A Comunidade Educativa do CC agradece e deseja sucesso na vida pessoal e profissional. Parabéns, Leonardo!

Quem é o Leonardo?

“Desde muito novo, tive interesse pela tecnologia. Aos quatro anos já estava mexendo em computadores, e, com 10 anos, percebi que o caminho para um negócio de sucesso passava, necessariamente, pela tecnologia.
Na hora de fazer o vestibular, não foi difícil escolher. As áreas pelas quais mais tinha interesse eram tecnologia e administração. Perguntei ao meu pai (grande inspiração minha) sobre como conciliar essas duas paixões; ele falou sobre a engenharia civil, já que o profissional engenheiro civil, além de entender muito sobre tecnologia, geralmente é requisitado por grandes empresas para trabalhar em planejamentos estratégicos e cronogramas, ou seja, em cargos de administração.
Quando me perguntam sobre a inspiração para criar o ‘Shut it Up’, penso que o que leva à inovação, geralmente, é a necessidade. Desde que tive contato com celulares, vi que as pessoas tinham dificuldade em lembrar-se de deixar o celular no silencioso durante eventos importantes, e, também, em lembrar-se de tirá-lo do silencioso depois de tais eventos. Identificada essas necessidades, criei algo que as suprissem.
Sabe, é muito bom poder aprender com as pessoas com quem tenho contato em cada negócio, pois, ao mesmo tempo em que coloco minhas ideias em prática, posso também colaborar com a sociedade para soluções do dia a dia.
Acredito que ainda há muita coisa a ser feita, e, dentre os projetos que estão em andamento, posso citar meu site www.vidadeuniversitario.com.br que está sendo aprimorado. Pode anotar: vai ser o melhor site dentre todos dessa área.
Eu aproveito a oportunidade para agradecer. Estou neste ritmo de empresário e estudante, e o Colégio Catarinense foi fundamental em um momento muito importante da minha vida.”