Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Colégio Catarinense realizou um novo ciclo de formação para os líderes inacianos, conduzido pelo Diretor-geral, Pe. Eduardo Roberto Severino, SJ. Os encontros abordaram temas inspirados nas vivências cotidianas dos estudantes e em suas inquietações sobre como tomar boas decisões e exercer liderança com responsabilidade.

O ciclo iniciou-se na segunda-feira, dia 17, na Sala Mateo Ricci, com os líderes das turmas de 1ª e 2ª série do Ensino Médio, que refletiram sobre o tema “Discernimento como prática eficaz de uma boa liderança”, explorando o subtema “Ser mais consciente”. O momento trouxe à tona desafios recorrentes no cotidiano juvenil, como lidar com pressões internas e externas e tomar decisões responsáveis diante dos pares.

No dia seguinte, terça-feira, dia 18, foi a vez dos líderes das turmas de 6º e 7º ano, reunidos no Laboratório de Ciências Humanas, para dialogar sobre o tema “Liderar movido pela compaixão aos demais”, com o subtema “Ser mais compassivo”. O encontro destacou a importância de cultivar a atenção ao outro e ampliar o olhar para além das próprias necessidades.

Encerrando a programação, na quarta-feira, dia 19, as turmas de 8º e 9º ano refletiram sobre “Liderar como uma prática de serviço”, com o subtema “Ser mais com os demais”, também no Laboratório de Ciências Humanas. A proposta reforçou o papel da liderança como compromisso com o bem comum e com a construção de ambientes colaborativos.

Os encontros, com temas escolhidos para cada faixa etária, dialogam diretamente com inquietações apresentadas pelos próprios estudantes quando estiveram, em agosto, com o Prof. Fernando Guidini, diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica, e apresentaram suas dúvidas sobre como lidar com cobranças, decisões rápidas e conflitos.

Os líderes inacianos atuam como elo entre a gestão escolar e a sala de aula, promovendo diálogo, representatividade e ações que fortalecem a comunidade educativa. O projeto inspira-se nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, valorizando a excelência humana e o engajamento social e é promovido pelos Serviços de Orientação e Convivência Escolar (SOCE), de Orientação de Aprendizagem (SOA), de Orientação Religiosa e Espiritual (SOREP) e do setor de Atividades Complementares.

A formação de liderança inaciana busca desenvolver habilidades cognitivas, espirituais, afetivo-emocionais, comunicativas, éticas, sociopolíticas e estéticas, preparando-os para uma aprendizagem integral e formando, assim, líderes competentes, conscientes, compassivos, comprometidos e criativos.

Leia também:

>>> Posse de Líderes Inacianos, em parceria com o TRE/SC, reforça compromisso com justiça e discernimento

>>> Em visita ao Colégio Catarinense, diretor da RJE conversa com líderes inacianos

>>> Líderes inacianos: projeto envolve estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental