A comunidade educativa do Colégio Catarinense reuniu-se nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, para viver o encerramento da 3ª Semana inaciana com o Lucernário itinerante, uma experiência orante guiada pelos momentos marcantes da vida de Santo Inácio de Loyola.

Após uma breve acolhida no parque da Unidade de Ensino I, os participantes foram convidados a visitar o auditório Pe. Kuno Paulo Rohden, espaço que abrigava a Feira Inaciana, para a primeira estação do percurso. Ali, a biografia de Inácio foi recordada, e cada pessoa retirou uma frase simbólica da gruta de Manresa, como gesto de inspiração e comunhão com a busca espiritual do santo fundador da Companhia de Jesus.

A segunda estação aconteceu na área externa do Colégio, junto à Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Nesse espaço de contemplação, os participantes foram convidados a, simbolicamente, “entregar as armas”, um gesto de entrega interior, reconhecendo o que nos impede de caminhar com liberdade no seguimento a Jesus Cristo.

Em silêncio orante, a procissão seguiu até a Capela Santo Inácio, terceira estação, onde cada pessoa acendeu uma vela, sinal do desejo de caminhar e seguir a Cristo iluminado por Ele. A travessia também passou pelo mural comemorativo dos 120 anos do Colégio, conectando memória e missão.

O Lucernário foi concluído na Igreja Santa Catarina de Alexandria, com a escuta do evangelho da liturgia da Festa da Transfiguração do Senhor, celebrada nesse dia, a oferta de incenso e a bênção final, conduzida pelo orientador religioso do Colégio, Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ.

A terceira edição da Semana inaciana foi realizada de 31 de julho a 06 de agosto, com a proposta de evidenciar a espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, inspiração da proposta educativa de formação integral. Este ano, a programação dialogou com o Jubileu 2025 e os 120 anos do Colégio, trazendo como tema “Com Inácio, somos peregrinos da esperança”.