No último sábado (14/09), ocorreu uma manhã de formação continuada para professores, com foco no aprimoramento de práticas pedagógicas e na inovação. O evento, que integra o processo de formação contínua de docentes, contemplou uma série de oficinas voltadas para o desenvolvimento de metodologias e estratégias didáticas que visam assegurar um ensino de qualidade, alinhado ao futuro. Entre as atividades, a oficina “Estratégias de registro e avaliação da aprendizagem em aulas com atividades experimentais” destacou a importância da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para promover práticas pedagógicas interdisciplinares e investigativas. Por sua vez, a oficina “IA, da teoria à prática: aplicabilidade pedagógica” abordou o conceito de Inteligência Artificial (IA), desmistificando a tecnologia e explorando seu uso educacional.
As metodologias participativas também tiveram destaque com a oficina “Metodologias ativas: personalização e estratégias didáticas”, que apresentou as mudanças contemporâneas no ensino e os desafios do contexto digital. A seu turno, a criatividade foi incentivada na oficina “Criatividade em foco: introdução à criação de imagens por IA e edição de vídeos com CapCut”, a partir da qual os participantes tiveram contato com ferramentas como o Leonardo AI e o CapCut. Outros temas abordados incluíram o desenvolvimento do raciocínio lógico, por meio do “Workshop de raciocínio lógico”, que trouxe atividades práticas para estimular a resolução de problemas em sala de aula. Na oficina “Projetos integradores”, os professores aprenderam a implementar estratégias que integram diversas áreas do conhecimento, promovendo um trabalho mais coeso e engajador.
O uso de recursos digitais também foi abordado, desta vez na oficina “Canva como recurso didático”, que apresentou o potencial da plataforma Canva como uma ferramenta pedagógica. Já a oficina “Aprendizagem visível: evidenciando a aprendizagem no contexto escolar” explorou formas de tornar o processo de aprendizagem mais transparente e consciente para estudantes e professores. A manhã também contou com uma mesa-redonda intitulada “Trocando olhares: conversa com alunos do NEM sobre inovação e aprendizagem”, em que alunos do Novo Ensino Médio (NEM) compartilharam suas experiências e perspectivas sobre inovação no contexto educacional. A jornada de formação incluiu, ainda, uma oficina sobre educação antirracista: “Educação antirracista: práticas e estratégias para a aplicação da Lei nº 10.639/03”, que discutiu a implementação e o seu potencial para enriquecer o ambiente escolar.
Encerrando o evento, a oficina “Recursos pedagógicos: repensando os processos de aprendizagem” apresentou ferramentas, incluindo tecnologias assistivas, que podem ser utilizadas para promover a participação e o aprendizado de todos os alunos. O evento ressaltou a importância do aperfeiçoamento contínuo dos professores, destacando o impacto positivo dessas formações na qualidade da educação e no desenvolvimento dos estudantes.
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