Mais motivos de comemoração para o Colégio Catarinense no ano em que completamos 110 anos de história: Os alunos Enzo Jardim Vendramin e Eduardo Masselli obtiveram medalhas de ouro na Olimpíada Regional de Matemática 2015 (categoria nível 1 − 6º e 7º ano).

Enzo Jardim Vendramin e Eduardo Masselli alunos do 7º Ano E

O evento ocorreu em duas etapas: a primeira foi realizada no Colégio, e a segunda, na UFSC, com aproximadamente 2.574 participantes. As medalhas serão entregues em uma cerimônia na Universidade Federal de Santa Catarina, que contará com a presença dos alunos homenageados, dos professores envolvidos no projeto e das autoridades da Universidade.

A Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM) vem sendo realizada no Estado desde 1998, através de um projeto de extensão do Departamento de Matemática, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PRPE) da UFSC, através de seu Departamento de Apoio à Extensão (DAEx). Podem participar da ORM estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de qualquer escola pública ou particular. Os estudantes competem em níveis distintos, de acordo com sua formação: nível 1, para alunos de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental; nível 2, para alunos de 8° e 9° ano do Ensino Fundamental; e nível 3, para alunos das três séries do Ensino Médio.

As competições são individuais e não por equipes, mas, para que um aluno possa participar, sua escola deve estar cadastrada para a Olimpíada. Após o cadastramento, a escola passará a receber revistas sobre a Olimpíada, listas de problemas para o treinamento de seus alunos, bem como as demais informações necessárias sobre a competição, por intermédio de uma comissão da Universidade Federal. Cada escola pode − e deve − participar com quantos estudantes desejar, se possível com todos os alunos que se enquadrarem nas categorias concorrentes.

É importante observar que a Olimpíada de Matemática não é uma competição entre escolas, e sim uma saudável competição entre indivíduos. Ao participar da Olimpíada Regional, os alunos participarão, paralelamente, da Olimpíada Brasileira de Matemática, a competição nacional, que envolve mais de 150.000 estudantes em todo o País.