O Colégio Catarinense prestou homenagens ao Papa Francisco, primeiro pontífice jesuíta da história, falecido no dia 21 de abril de 2025. Como obra da Companhia de Jesus, o Colégio uniu-se ao luto de familiares, à dor da Igreja e a dos jesuítas em oração e gestos de reverência. 

Na manhã desta sexta-feira, dia 25, alunos e educadores participaram de um momento orante no pátio do prédio Santo Inácio, conduzido pelo Diretor-geral, Pe. Eduardo Roberto Severino. 

Desde quinta-feira, bandeiras ao lado do acesso à Igreja Santa Catarina de Alexandria do Colégio Catarinense, estão hasteadas e arriadas a meio mastro, gesto que será mantido nos próximos dias em sinal de luto. 

Amor pela educação 

Desde o início de seu pontificado, em 2013, o Papa Francisco foi uma voz forte em defesa da educação como mediação de transformação social. Para ele, educar é um ato de esperança, capaz de construir pontes, curar feridas e promover a paz. 

Em 2020, em um vídeo para o Pacto Educativo Global, Papa Francisco afirmou que “a educação seja um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história”. “A educação é, sobretudo, uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração”, destacou o pontífice. 

Nossa gratidão pelo dom da vida de Papa Francisco, por sua vocação jesuíta e sua incansável mensagem de misericórdia, justiça e compaixão!