Os alunos do Infantil III tiveram a oportunidade de socializar as aquisições feitas ao longo do trimestre, com pais, mães, avós e amigos. A Mostra Cultural Brincando em Outras Culturas ocorreu na tarde do dia 25 de novembro, no pátio interno da nova Unidade de Ensino I.

A ideia, segundo a orientadora Jeanice Bulik, surgiu atrelada ao projeto do 2º trimestre, intitulado “Brincar e Criar”. Os alunos mostraram muita curiosidade e fizeram pesquisas para saber: Será que todas as crianças brincam da mesma forma? Como e com o que brincam as crianças ao redor do mundo?

Assim sendo, a equipe de professores oportunizou meios de sanar essa curiosidade e, de fato, ir em busca das respostas. Organizou-se, a partir dessas inquietações e curiosidades, o projeto “Crianças do Mundo”.

Priorizando não só as brincadeiras, mas também a cultura infantil, o projeto oportunizou um belo estudo da África e de seus mistérios. Através dessa experiência, as crianças conheceram as abayomis, bonequinhas de pano feitas de nozinhos, a capoeira, e se encantaram com a fauna africana.

Continuando a viagem, encontraram um indiozinho muito simpático, de nome Kabá Darebu. Foi ele quem apresentou, aos grupos, o próximo destino: os povos indígenas. Com ele, aprendemos a respeitar, cuidar e, principalmente, amar a natureza.

O projeto “Crianças do mundo” das turmas do Infantil III teve como objetivo compreender como vivem as crianças ao redor do mundo, observando as diferentes culturas, estimulando o respeito e a valorização pelas variadas formas de viver a infância.

Por meio das vivências oportunizadas pelo projeto, muitas aprendizagens se concretizaram. Os alunos puderam observar e conhecer diferentes continentes, pesquisar como as crianças brincam, o que vestem, do que se alimentam, quais são seus costumes… Isso levou os alunos a desenvolverem, a partir de reflexões, um maior respeito pela vida.

O projeto, que contou com o trabalho das professoras Bárbara Debortoli, Glaucier dos Anjos, Juliana de Medeiros e Pâmela de Arruda, escoou na exposição “Brincando em outras culturas”, evento que reuniu os trabalhos realizados.

Essa viagem não terminou, o próximo destino do grupo é conhecer o Haiti! Alguém quer uma carona?