Durante a última quarta-feira (08), os alunos do Ensino Médio do Colégio Catarinense iniciaram suas investigações sobre a realidade de algumas localidades do nosso Estado. O objetivo principal do projeto é sensibilizar os jovens quanto às questões que envolvem educação, saúde, meio ambiente, política, identidade cultural, turismo, esportes e economia – os chamados eixos de pesquisa –, com vistas ao desenvolvimento do pensamento crítico.

Somado a isso, o levantamento de informações a partir de pesquisas conduzidas sob a orientação dos professores pretende exercitar o ato de repensar algumas ações públicas e privadas, com o objetivo de promover o bem-estar da coletividade. Há mais de uma década, o projeto “Municípios Catarinenses: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade Cidadã” promove uma série de reflexões junto aos alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio Catarinense.

Nos encontros com autoridades públicas e profissionais vinculados aos eixos de pesquisa, os alunos tiveram a oportunidade de informar-se diretamente com quem trabalha em segmentos vitais dos municípios. Para os alunos que ficaram de conhecer a região de Florianópolis, o encontro aconteceu no Auditório João Paulo II, nas dependências do Colégio.

Além disso, a experiência in loco faz com que os alunos possam formar sua própria visão a respeito de determinados assuntos, pois, além de ouvirem a versão oficial, têm a oportunidade de conversar com os munícipes – já que o momento batizado de “diálogo com a população”, que ocorre por meio de entrevistas realizadas com transeuntes das regiões centrais das cidades visitadas, possibilita esse cotejamento.

Nesta edição, os estudantes debruçaram-se sobre a realidade das seguintes localidades do nosso Estado: Florianópolis (área norte, continental e sul da Ilha), Governador Celso Ramos, Palhoça, São Pedro de Alcântara e Tijucas.