A noite de ontem (07/07) foi especial para 47 dos nossos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Na oportunidade, as medalhas conquistadas na Olimpíada Canguru de Matemática foram entregues aos estudantes que se destacaram no maior concurso internacional dessa disciplina no mundo, e que já reuniu mais de 6 milhões de alunos de 80 países.

Entre os medalhistas da noite, o destaque ficou para o aluno Lucas Rodrigues Scharf, da 1ª série do Novo Ensino Médio, que conquistou a sua quinta medalha de ouro consecutiva na Canguru. No total, o Colégio obteve 126 medalhas, entre ouro, prata, bronze e honra ao mérito. Os alunos das turmas de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental receberão suas premiações na próxima terça-feira, dia 12 de julho.

O Concurso Canguru de Matemática é realizado no Brasil desde 2009 e conta, anualmente, com a participação de milhares de alunos de escolas públicas e privadas. Somente em 2021, mais de 400 mil estudantes de todo o país realizaram as provas presenciais ou on-line, que são encaminhadas às escolas para aplicação dos testes de acordo com os anos e séries.

A Olimpíada visa a atrair o maior número possível de participantes entre alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, com a finalidade de mostrar que a Matemática pode ser prazerosa, além de útil e importante para a nossa vida. “O Colégio Catarinense é um grande incentivador das Olimpíadas Científicas, entre elas a Canguru, pois acredita no estímulo às descobertas e aprendizados que elas proporcionam aos estudantes. Essa premiação é um reconhecimento ao esforço pessoal de cada um dos premiados, aos professores que os incentivam na sala de aula e aos pais que os estimulam na busca pelo saber”, comemora a professora Mayna Volker dos Santos, coordenadora do concurso na escola.

A Olimpíada

No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, nomearam de “Kangourou”. Assim nasce o concurso Kangourou sans Frontières, associação que reúne personalidades ligadas à área da matemática em vários países.

Assessoria de Comunicação Colégio Catarinense

(48) 3251-1500 – comunicacao@colegiocatarinense.g12.br