No dia 15 de novembro, aconteceu a solenidade que marcou o início da missão pastoral de Dom Wilson Tadeu Jönck como sexto bispo e quinto arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis. A posse aconteceu no Ginásio de Esportes do Colégio Catarinense e reuniu autoridades eclesiásticas, políticas, civis e fiéis de diversas cidades que compõem a Arquidiocese.

Jesuítas e representantes da Comunidade Educativa também estiveram presentes. O Provincial da Província do Brasil Meridional, Padre Geraldo Kolling,SJ, e o Diretor Geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann,SJ, recepcionaram Dom Wilson.

 

Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico da Igreja Católica no Brasil (equivalente ao embaixador do Vaticano no Brasil), leu a Bula Papal e entregou o báculo ao novo arcebispo. Bispos de Santa Catarina e de diferentes regiões do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Salvador, e o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, antecessores de Dom Wilson em Florianópolis, marcaram presença.

Trajetória Pastoral

Nascido em Vidal Ramos (SC), no dia 10 de julho de 1951, Dom Wilson Tadeu Jönck fez sua Profissão Religiosa na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em 02 de fevereiro de 1972. Em 17 de dezembro de 1977 foi ordenado Presbítero.

O arcebispo fez seus estudos secundários no Seminário Menor São José, em Rio Negrinho entre os anos de 1963 e 1964 e, depois, na cidade de Corupá. Cursou Filosofia no Convento Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Brusque, entre os anos de 1972 e 1973 e Teologia, no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Taubaté (SP), durante o período de 1974 a 1977. Formou-se em Educação na Faculdade de Filosofia, em Varginha (MG), entre os anos de 1979 a 1981 e obteve licenciatura em Psicologia, mediante estudos na Universidade Gregoriana em Roma, de 1986 a 1990.

 

Exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Diretor do Seminário “São José”, em Rio Negrinho; formador no Convento “Sagrado Coração de Jesus” de Brusque (1990-2000); vigário paroquial e pároco na cidade de Varginha, diocese da Campanha (1978-1981) e pároco do Santuário “Sagrado Coração de Jesus” de Joinville (2000-2001). Foi membro do Conselho Regional de Dehonianos para a “Região Brasileira Meridional”, Professor de Filosofia no Seminário de Brusque e Assistente do mestre de noviços no noviciado Dehoniano “Nossa Senhora de Fátima”, em Jaraguá do Sul.

 

Em 11 de junho de 2003, foi nomeado Bispo Titular de Gemellae in Byzacena e Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a Sagração Episcopal no dia 16 de agosto do mesmo ano.

No dia 26 de maio de 2010, Dom Wilson foi nomeado quinto Bispo da diocese de Tubarão, recebendo, em 18 de julho, das mãos do então arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, o báculo, como símbolo do serviço confiado ao pastor segundo o modelo de Jesus Cristo que conhece e guia seu povo. Em maio deste ano foi eleito presidente da CNBB-Regional Sul IV (SC). Seu lema episcopal é: “Maximus amor pro amicismori” (Amar é dar a vida).

Zulmar Faustino / Jornal da Arquidiocese

Caê Martins / Colégio Catarinense