Mais de 50 alunos aguardavam a chegada dos professores do NUCCA. A ansiedade pela tão esperada aula de teatro era visível no rosto de cada um.

O Núcleo Cênico do Colégio Catarinense (NUCCA) foi criado em 1995 por um grupo específico que buscava a dedicação, o estudo e a apresentação de peças teatrais. Formado por ex-alunos do CC que cursavam artes cênicas na UDESC, o NUCCA já concretizou a realização de 30 espetáculos no CC.

Diogo Boccardi e Edélcio Phillipi foram os idealizadores do projeto, que já tem 18 anos. “O teatro é um espaço aberto para todos os alunos do colégio, sem qualquer exigência em relação ao ‘talento’ ou ‘dom pessoal’. O objetivo é trabalhar com alfabetização e pesquisa teatral. Queremos formar apreciadores do teatro”, revela o professor Edélcio, mais conhecido pelos alunos como Deco.

Hoje, Pedro Coimbra reforça a equipe do NUCCA, dividindo com o professor Deco a tarefa de dar vida ao grupo e suas produções. De acordo com Pedro, ex-aluno do CC e do Nucca e também graduado em Teatro, o curso é prático, com exercícios de cena, montagem, exercícios de preparação e imitação. “Preparamos o ator para estar em cena. A socialização e o trabalho em equipe, assim como o roteiro, são construídos naturalmente, com todos juntos. A proposta não é representar um texto, e sim construir um tema, que surja dos interesses do grupo.”

Um espaço para atuar
O Colégio Catarinense incentiva o teatro desde seus primeiros anos. Quem faz teatro encontra no CC um espaço estruturado para apresentações artísticas, com sistema de som e projetor de imagens da melhor tecnologia.

Com capacidade para atender uma plateia de 205 espectadores, o Teatro Pe. Alfredo Rohr faz parte da proposta pedagógica dos colégios jesuítas.

O teatro para a pedagogia inaciana

O teatro desenvolve potencialidades artístico-criativas em todas as idades. Trabalha a coordenação motora, atenção e o conhecimento de si e do outro, tudo isso através do jogo e de atividades diversas, realizadas de forma envolvente e participativa. Para a Pedagogia Inaciana, o teatro fundamenta-se na busca do desenvolvimento mais amplo e possível de todas as dimensões e potencialidades humanas (CARACTERÍSTICAS, 1998, p. 58). Através do exercício criativo, o Colégio Catarinense, em sua proposta educativa, busca a formação integral de seus alunos, o desenvolvimento de uma percepção de mundo mais humanística e uma educação para uma nova sensibilidade.

O primeiro dia de aula do Nucca em 2013

Sessenta e quatro participantes, gargalhadas, desafios e muita criatividade marcaram a primeira aula de teatro do Nucca em 2013. A aluna Rafaela Kimiê, do 8º ano, estava realizando um sonho. Recentemente matriculada no CC, diz que veio estudar no colégio por causa do teatro. O aluno João Pedro, do 2º ano, fez coro ao lado da nova colega de teatro: “eu estava aguardando desde o ano passado, mas como entrei tarde no CC, já haviam terminado as inscrições”.

Durante a realização dessa reportagem, nenhum atrativo tirou a atenção dos alunos. De acordo com o professor Edélcio, “enxergamos o Nucca como uma oportunidade para que os adolescentes possam trocar experiências, criando possibilidades coletivas. A maioria participa do Nucca porque gosta de teatro, alguns buscam para combater a timidez, outros apenas para ampliar o seu círculo de amizades  e de convívio. Todos, contudo, comungam o mesmo amor, o simples amor à arte”.

Trinta e duas palavras

De presente, os alunos deixaram uma palavra simbólica ou representativa sobre o que sentiram no primeiro dia de aula. Dividimos com vocês a mensagem de esperança dos integrantes do NUCCA 2013: